Colóquios em Saúde "Polo Aroeirinha - Mata Atlântica: estruturação da rede produtiva de plantas medicinais e fitomedicamentos no Recôncavo, Baixo Sul e Sul da Bahia"
COLÓQUIOS EM SAÚDE
Título: Polo Aroeirinha - Mata Atlântica: estruturação da rede produtiva de plantas medicinais e fitomedicamentos no Recôncavo, Baixo Sul e Sul da Bahia. .
Palestrante: Profa. Dra. Marianne Neves Manjavachi.
Dia/horário/local: Quarta-feira, 14 de setembro, às 16 horas, na Sala 11 do Pavilhão de Aulas do CCS.
Apresentação:
O Polo Aroeirinha – Mata Atlântica é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da RedesFito-FIOCRUZ Farmanguinhos. E é composto por diversos setores e sujeitos da cadeia produtiva de plantas medicinais, fitoterápicos e fitomedicamentos do Bioma Mata Atlântica localizados no Sul, Baixo Sul e Recôncavo da Bahia. No final de 2019 foi aprovado o primeiro projeto do Polo Aroeirinha financiado pelo MDR e em execução pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), intitulado: Mapeamento, Banco de Dados e Estruturação do Polo Aroeirinha – Mata Atlântica. Esse projeto pretende contribuir no fomento, na estruturação e no desenvolvimento da rede produtiva de plantas medicinais, insumos farmacêuticos, fitoterápicos e fitomedicamentos na área de abrangência do Polo Aroeirinha, priorizando o uso de plantas nativas e adaptadas ao Bioma Mata Atlântica.
Sobre o Projeto:
Esta atividade configura-se como encontros semanais, denominados Colóquios em Saúde 2022.1, onde palestrantes apresentarão e discutirão suas pesquisas, ações extensionistas e questões relevantes no contexto da saúde. A ideia é que estes encontros possam funcionar como mais um momento de debates em torno do tema saúde, agregando tanto a comunidade interna quanto a externa, num movimento voltado especialmente à popularização da ciência produzida no CCS.
Objetivos:
- Propiciar processos de aprendizagem coletiva através da troca e difusão de conhecimentos entre diferentes instituições;
- Contribuir para a divulgação e valorização de atividades desenvolvidas ou em desenvolvimento por membros da comunidade do CCS;
- Contribuir para o fortalecimento da cultura científica no âmbito do CCS.
Confira a programação de Setembro e Outubro