LabCov UFRB ultrapassa marca de 4.500 testes da Covid-19
O LabCov tem um papel fundamental capilarizando o diagnóstico da doença na região do recôncavo, auxiliando os municípios da região na vigilância entre profissionais da saúde diminuindo a dependência do Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN, dando celeridade aos resultados e possibilidade de rápido isolamento e acompanhamento do paciente em casos de testes positivados.
A implantação do Laboratório foi realizada por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar – que contempla biomédicos (responsáveis técnicos), profissionais ligados ao trabalho de campo, articulação com municípios, análises laboratoriais e tecnologia da informação.
Fernando Vicentini, coordenador do LabCov, destacou o apoio institucional da Reitoria da UFRB, e de suas pró-reitorias de Extensão (PROEXT), de Administração (PROAD), de Planejamento (PROPLAN) e de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI).
Além destes setores da Administração Central, é preciso destacar a colaboração da Coordenação do Complexo Multidisciplinar em Estudos e Pesquisas em Saúde (COMEPS), do Núcleo de Gestão Técnico Específico (NUGTESP) e da Gerência Técnica Administrativa do CCS que fizeram parte da comissão de implantação do laboratório no Centro de Ciências da Saúde.
O Laboratório é a base de projetos de extensão e pesquisa vocacionados ao diagnóstico precoce das infecções pelo COVID-19 ou SARS-CoV-2 em profissionais de estabelecimentos de saúde em municípios da região de abrangência da UFRB, em seus três territórios de abrangência, com atendimento de rotina para municípios da Regional de Saúde Leste, os quais estão sob jurisdição sanitária compatível com a localização do laboratório.
Uma das últimas etapas para o funcionamento do Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 foi a habilitação oficial do órgão regulador no Estado, o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (LACEN/BA).