UFRB migra e-mail institucional para o Gmail
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) inicia a utilizar do Gmail (ferramenta do pacote G Suíte for Education) como serviço de e-mail institucional, por orientação do Comitê de Governança Digital, acatando sugestão da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC).
A mudança tem como objeto atender a demanda de ampliação da capacidade de armazenamento do serviço e propiciará economia substancial nos custos de aquisição e manutenção de infraestrutura de tecnologia.
No último mês de janeiro, a COTEC concluiu a migração de e-mails de todos os domínios da UFRB, sendo as novas mensagens sincronizadas diariamente.
Neste processo foram migrados os e-mails, pastas e subpastas. Não foram migrados: agenda, contatos, as configurações de compartilhamento de pastas; os filtros/regras de mensagens; e-mails da pasta spam e da lixeira.
Cronograma
Pelo cronograma sugerido pela COTEC, o acesso ao Zimbra ou Gmail acontecem desde ontem (02) até o próximo dia 14. Neste período as mensagens poderão ser enviadas e recebidas tanto pelo Zimbra como pelo Gmail (ressaltando que pode haver uma diferença no tempo de entrega das mensagens entre os serviços neste primeiro momento).
Após o dia 15 de março, o acesso se dará somente pelo Gmail. O acesso ao Zimbra ficará limitado apenas a consulta a mensagens antigas.
Dúvidas ou dificuldades encontradas no acesso ao serviço serão resolvidas através de chamados no Helpdesk (helpdesk.ufrb.edu.br), por telefone (75) 3673-0506 ou com os técnicos de TI em exercício nos Centros de Ensino.
Como acessar
Para o primeiro acesso ao Gmail, a COTEC criou uma interface que permite a migração e ativação da conta de e-mail institucional através do endereço protocolo.ufrb.edu.br/gmail.aspx.
Após a ativação, será possível acessar o Gmail utilizando o e-mail da UFRB e a senha já utilizada no acesso ao Zimbra.
Perguntas Frequentes
Qual a senha utilizo para acesso no gmail?
- Depois de realizar o procedimento de primeiro acesso, a senha será a mesma que utilizava no Zimbra.
Acessei o Gmail, mas percebi que as mensagens não foram migradas, o que fazer?
- Pode registrar um chamado (helpdesk.ufrb.edu.br) que será feita uma nova migração da sua conta.
Tento ativar o e-mail para o primeiro acesso e apresenta mensagem de erro, o que fazer?
- O login deve ser o e-mail completo (Exemplo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) . Se o e-mail e a senha estiverem corretos e mesmo assim não tiver sucesso, entre em contato com a COTEC.
Por quanto tempo terei acesso ao e-mail antigo?
- Não há data definida para o desligamento definitivo, mas esperamos manter disponível para consulta por pelo menos 06 meses.
O Google é o proprietário dos dados das instituições ou dos alunos?
- Não. O Google não se considera proprietário dos dados dos clientes nos serviços principais do G Suite, e isso é afirmado na seção “Propriedade intelectual”.
O Google vende os dados dos alunos ou das instituições para terceiros?
- Não. O Google não vende seus dados do G Suite para terceiros nem compartilha informações pessoais armazenadas nos sistemas com terceiros, exceto em algumas circunstâncias excepcionais descritas no contrato do G Suite e na Política de Privacidade do Google, como quando o usuário solicita o compartilhamento ou quando é obrigado a fazer isso de acordo com a lei.
O G Suite tem anúncios?
- Não. No pacote de serviços principais do G Suite não há anúncios. Fora desse pacote, os serviços adicionais do Google podem exibir anúncios, conforme descrito no Aviso de privacidade do G Suite. Para os usuários do G Suite, o Google não usa informações pessoais, ou informações associadas a uma Conta do Google, para segmentar anúncios.
Quais Universidades usam o G Suite?
- Também aderiram ao G Suite a UFPE, USP, UNESPE, UFLA, UNIFEI, UFOP, UFPA, UFG, UFTM, UFSCAR, UFSC entre outras.
*Fonte: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigrh/telaAvisoLogon.jsf