Mestrado Profissional em Saúde da Família - Chamada de Seleção Pública 2019 - Local Prova Oral e Carta de Intenções
PROFSAÚDE 2020
ORIENTAÇÃO ACERCA DA INSCRIÇÃO
ATENÇÃO CANDIDATOS (AS)- INSCRIÇÃO PROFSAÚDE
As inscrições para o Mestrado profissional em Saúde da Família- PROFSAÚDE serão realizadas da seguinte forma, conforme item 4.1 do edital.
FIOCRUZ, UFPI, UNIR e UFPR- Deverão ser feitas pelo site. Solicitamos ATENÇÃO aos (as) candidatos (as) destas universidades, pois mesmo a inscrição sendo realizada pelo site da instituição, os documentos obrigatórios para a inscrição, que constam no item 4.2 deverão ser enviados no ato da inscrição.
Candidatos (as) da UNIR preencherão a ficha de inscrição que consta no site e deverão enviar a documentação por Sedex ou entregar diretamente na secretaria da universidade; candidatos (as) da UFPR deverão anexar no site o formulário de inscrição (Anexo III) do edital, devidamente assinado e a documentação exigida no item 4.2; candidatos (as) da FIOCRUZ e UFPI deverão preencher o formulário no site e enviar por Sedex a documentação exigida no item 4.2.
AS INSCRIÇÕES PARA AS DEMAIS INSTITUIÇÕES deverão ser feitas através do preenchimento do formulário de inscrição (Anexo III), e enviadas para os respectivos endereços que constam no ANEXO I, via SEDEX, junto com os documentos obrigatórios para a inscrição, que constam no item 4.2.
O Mestrado Profissional em Saúde da Família – Multiprofissional (PROFSAUDE/MPSF) anuncia chamada pública para sua terceira turma. Segundo o edital, são ofertadas seis vagas para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As inscrições serão de 02 a 30 de outubro, na Plataforma SIGA. O endereço de entrega dos documentos exigidos para homologação da inscrição é o Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Santo Antônio de Jesus.
A oferta é destinada a médicos (duas vagas), enfermeiros (duas vagas) e odontólogos (duas vagas), com registro no respectivo Conselho Regional e Federal. O candidato deve ser docente da graduação e/ou residência em Medicina de Família e Comunidade ou Multiprofissional em Saúde da Família de instituições públicas de ensino superior; preceptor e/ou tutor de residências multiprofissionais e/ou da graduação em uma das três áreas em instituições públicas de ensino superior, ou profissional com atuação na atenção básica, nas equipes de saúde da Estratégia de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde.
A distribuição de vagas para a UFRB será realizada de acordo com as Resoluções nº 017/2018 do CONAC e nº 02/2009 do CONSUNI: uma vaga (20%) será destinada para candidatos autodeclarados negros, uma vaga (20%) será destinada para candidatos quilombolas, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência e uma vaga (10%) será destinada para servidores técnico-administrativos da instituição.
A seleção contará com três etapas: prova de língua estrangeira (inglês), prova de conhecimentos específicos e prova oral com análise de currículo e da carta de intenção, de acordo com o calendário disponível no edital. O resultado dos candidatos aprovados para a matrícula na UFRB será divulgado no dia 06 de março, a partir das 16 horas, no site do CCS. A matrícula acontece entre os dias 09 e 31 de março, com envio da documentação via Correios (SEDEX 10). O início das aulas está previsto para o mês de abril de 2020.
Sobre o ProfSaúde - É um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Oferecido na modalidade mestrado profissional, o curso tem estrutura semipresencial, aliando ferramentas de Ensino a Distância (EaD) com a previsão de nove encontros presenciais.
O objetivo é formar profissionais aptos a atuarem como preceptores para graduação e residência médica em Saúde da Família, com o intuito de contribuir para a melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); fortalecer as atividades educacionais de produção do conhecimento e de gestão na Saúde da Família nas diversas regiões do país; estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores, os estudantes na área de saúde e os usuários.
*Retificação:
Onde se lê: "g) A distribuição de vagas para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) será realizada de acordo com as Resoluções nº 017/2018 do CONAC e nº 02/2009 do CONSUNI da 6 PROFSAUDE/MPSF – Edital nº 01/2019 UFRB: uma vaga (20%) será destinada para candidatos autodeclarados negros, uma vaga (20%) será destinada para candidatos quilombolas, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência e uma vaga (10%) será destinada para servidores técnico-administrativos da UFRB (Anexo XIV)."
Leia-se: "A distribuição de vagas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia será realizada de acordo com a Resolução 033/2018 - CONAC - UFRB na qual fica estabelecido que a "reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas for igual ou superior a 3 (três)". Considerando-se que o número de vagas por núcleo profissional (Enfermagem, Medicina e Odontologia) é de 2 vagas, tal resolução não deverá ser aplicada."