VI Santo Antônio Negro
O FÓRUM 20 DE NOVEMBRO PRÓ-IGUALDADE RACIAL E INCLUSÃO SOCIAL DO RECÔNCAVO FOI CRIADO PELA PORTARIA N° 181/06, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB), COM VISTAS A CELEBRAR, NO DIA 20 DE NOVEMBRO, A MEMÓRIA DE ZUMBI DOS PALMARES, SUA RESISTÊNCIA CONTRA A DOMINAÇÃO DOS BRANCOS SOBRE OS NEGROS NO BRASIL E SUA LUTA POR UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA. OBJETIVA EXPRESSAR UMA SÍNTESE DAS PESQUISAS, INTERVENÇÕES E DOS DEBATES REALIZADOS PELA UNIVERSIDADE E/OU PELA SOCIEDADE NO CAMPO DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E INCLUSÃO SOCIAL, REITERANDO O COMPROMISSO SOCIAL DA UNIVERSIDADE COM A PRODUÇÃO DA IGUALDADE SUBSTANCIAL E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
O FÓRUM SE ENCONTRA EM SUA DÉCIMA PRIMEIRA EDIÇÃO, PERÍODO AO LONGO DO QUAL EXPERIMENTOU DIFERENTES FORMATOS E REUNIU, AO REDOR DAS TEMÁTICAS PROPOSTAS, INÚMEROS PESQUISADORES, PENSADORES, ESTUDANTES E OS MAIS DIVERSOS ATORES SOCIAIS. AO ADOTAR UMA PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA O EVENTO CONSEGUE ABRANGER UM PÚBLICO-ALVO FORMADO POR PESSOAS DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS, DE DIFERENTES TRAJETÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIDA E DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO ACADÊMICA, GARANTINDO RESPEITO À DIVERSIDADE E O DEBATE DE IDEIAS. AO LONGO DE SUAS EDIÇÕES O EVENTO OCUPOU DIVERSOS ESPAÇOS URBANOS, UNIVERSIDADES PÚBLICAS, PRAÇAS, RUAS DA CIDADE, ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DENTRE OUTROS, NA PERSPECTIVA DE AMPLIAR OS TERRITÓRIOS OCUPADOS PELAS QUESTÕES DE IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL E SOCIAL.
A SEMANA DE CONSCIÊNCIA NEGRA, QUE CHEGA À SUA XIX EDIÇÃO, INTEGRA O CALENDÁRIO DO DCH-CAMPUS V DA UNEB DESDE 1995 E CONSTITUI-SE COMO MARCO INAUGURAL DO AFROUNEB – NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E AFRICANOS, O QUAL TEM COMO PRÁTICA A FORMAÇÃO, PESQUISA, PRODUÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DE PALESTRAS, SEMINÁRIOS, ENCONTROS, PESQUISAS, CURSOS E PUBLICAÇÕES VOLTADOS PARA O FOMENTO DAS DISCUSSÕES E DEBATES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS DAS POPULAÇÕES NEGRAS NO BRASIL – E MAIS RECENTEMENTE, SOBRE OS POVOS AFRICANOS. O AFROUNEB VEM SENDO O PROMOTOR DA SEMANA DE CONSCIÊNCIA NEGRA AO LONGO DOS ANOS. O EVENTO ACONTECE EM HOMENAGEM AO 20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, DATA DE IMPORTANTE SIGNIFICADO HISTÓRICO E NACIONAL EM MEMÓRIA DE ZUMBI DOS PALMARES, FIGURA DE DESTAQUE NA LUTA CONTRA A DESIGUALDADE E INJUSTIÇA SOCIAL. EM OPORTUNIDADES ANTERIORES, FORAM ABORDADOS TEMAS RELACIONADOS ÀS POPULAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS NO BRASIL, BAHIA E RECÔNCAVO, BEM COMO ÀS POPULAÇÕES AFRICANAS NA ÁFRICA E NA DIÁSPORA, ENFATIZANDO CONCEITOS COMO CULTURA, RACISMO, ETNIA, E AÇÕES AFIRMATIVAS, DENTRE OUTROS, EM UM CONTEXTO NO QUAL DIVERSAS VOZES DA ACADEMIA E DA COMUNIDADE GERAL ESTIVERAM REPRESENTADAS, ADOTANDO, DESTA FORMA, UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO QUE CONTEMPLA A DIVERSIDADE DE FORMAS DE PRODUÇÃO DE SABERES E CONHECIMENTOS.
DE 2007 A 2010 FOI INSTITUÍDA PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA E A UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, UNEB, CAMPUS V, INTEGRANDO O FÓRUM 20 DE NOVEMBRO PRÓ-IGUALDADE RACIAL E INCLUSÃO SOCIAL DO RECÔNCAVO E A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, RESULTANDO NO SANTO ANTÔNIO NEGRO. COMO RESULTADO DESTA CONSTRUÇÃO COLETIVA, MANTEVE-SE COMO UMA DAS AÇÕES RECORRENTES A CAMINHADA DO DIA 20 DE NOVEMBRO.
O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA), CRIADO PELA LEI Nº 11.892/2008, É UMA INSTITUIÇÃO COM ESTRUTURA AMPLA E DIVERSA, QUE OFERECE DESDE A FORMAÇÃO BÁSICA, PASSANDO POR CURSOS DE NÍVEL MÉDIO, ATÉ À GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO. O CAMPUS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS É UM DOS MAIS RECENTES RESULTADOS DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DO IFBA, VIVIDA NOS ÚLTIMOS ANOS. SUA FUNÇÃO É A DE PROMOVER CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA REFERENCIADA, OBSERVANDO OS PRINCÍPIOS QUE REGEM A MISSÃO DO INSTITUTO. O CAMPUS VISA ATENDER A DEMANDA POR EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE NO MUNICÍPIO, MAS VISANDO, TAMBÉM, AUMENTAR AS POSSIBILIDADES DE ACESSO A TODA A COMUNIDADE, EM ESPECIAL À POPULAÇÃO NEGRA, HISTORICAMENTE EXCLUÍDA DA UNIVERSIDADE.
O INSTITUTO SE INSERIU NO CONTEXTO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS JÁ PARTICIPANDO DAS DISCUSSÕES ACERCA DAS “AÇÕES AFIRMATIVAS, AUTODECLARAÇÃO E SISTEMA DE FRAUDES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), SEDIANDO UM SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA SEPROMI E PELA UFRB, ATRAVÉS DE SUA PRÓREITORIA DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS E ASSUNTOS ESTUDANTIS – PROPAAE, E COM A PARTICIPAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA E UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. O CAMPUS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS DO IFBA SENTE-SE RESPONSÁVEL PELAS DISCUSSÕES E PELA LUTA PELA IGUALDADE RACIAL NO RECÔNCAVO NEGRO.
EM 2016 FOI RETOMADA A PARCERIA ENTRE A UNEB E A UFRB PARA A REALIZAÇÃO DO SANTO ANTÔNIO NEGRO (FÓRUM 20 DE NOVEMBRO PRÓ IGUALDADE RACIAL E INCLUSÃO SOCIAL DO RECÔNCAVO E SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA) E INCLUÍDA AS PARTICIPAÇÕES DO IFBA, COM A INTRODUÇÃO DO EVENTO ERI-OKÁN SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, E DA FACEMP.
AGORA EM 2017, NOVAMENTE EM CONSTRUÇÃO COLABORATIVA ENTRE A UFRB, UNEB E IFBA, APRESENTAMOS A PROPOSTA DE REALIZAÇÃO CONJUNTA DO VI SANTO ANTÔNIO NEGRO: XI FÓRUM PRÓ-IGUALDADE RACIAL E INCLUSÃO SOCIAL DO RECÔNCAVO, XIX SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, II ERI-OKÁN SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, COM O TEMA “POPULAÇÃO NEGRA: RACISMO E SUAS FORMAS DE VIOLÊNCIA.”
Saiba mais aqui (Submissão de trabalhos; Inscrições; Programação)
*Fonte: https://santoantonionegro.wordpress.com/