Aprovação do projeto: "Caminhos da ligação entre Mata Atlântica e Amazônia"
O projeto está intitulado como "Caminhos da ligação entre Mata Atlântica e Amazônia: compreendendo por onde, como e quando as florestas úmidas migraram ao interior da Bahia", sob coordenação do Prof. Gustavo Luis Schacht. Ele pretende compreender melhor a gênese dos encraves de vegetação úmida atualmente existentes no interior da Bahia, e presentes também em outros estados do nordeste, estabelecendo hipóteses sobre seu período de formação e sua importância no funcionamento das paisagens como as conhecemos atualmente.
Para isso o projeto utiliza a reconstituição paleoambiental através dos Fitólitos, que são corpos silicosos produzidos pelas plantas, e que ficam armazenados no solo após sua morte. São utilizadas também informações de solo, como análises de carbono, micromorfologia, além das datações por Carbono 14.
Com o projeto e o apoio das agências de fomento, o CCAAB/UFRB ganha o primeiro laboratório da Bahia, que fará reconstituição paleoambiental utilizando fitólitos, técnica já aplicada em algumas universidades brasileiras e do exterior. Em breve a UFRB será capaz de fazer todo o processo de extração e análise na própria instituição. Atualmente o projeto conta com apoio de docentes de discentes da UFRB, UFBA, UNIOESTE e UPE.
O projeto é financiado pelo CNPq (Edital 10/2023) e FAPESB (Editais 12/2022 e 04/2023), todos implementados no início deste ano, com recursos que somam quase 420 mil reais.