CCAAB realiza o II Seminário Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos
O Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB promoveu no dia 14/08/2018 o II Seminário: Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos.
O evento contou com a presença de docentes, discentes e técnico-administrativos do CCAAB, Secretários de Agricultura dos Municípios de Cruz das Almas e Conceição do Almeida, discentes do IFBaiano Campus Governador Mangabeira e outras pessoas da comunidade externa, totalizando 131 participantes.
Foram ministradas as palestras "Produção de alimentos livres de agrotóxicos" (Professora Flávia Silva Barbosa - CCAAB/UFRB) e "Desmonte da legislação de agrotóxicos: violações de direitos e impactos no estado constitucional ambiental" (Cleber Adriano Rodrigo Folgado - Coordenador da Comissão de Regulação do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos do Ministério Público).
Essas duas palestras se completaram de forma que, os ouvintes foram contemplados com informações relacionadas com a saúde, cuidados, meio ambiente, legislação e ações a serem implementadas.
Os participantes tiveram a oportunidade de opinarem e fazer questionamentos aos palestrantes, em um dialogo muito produtivo.
Ao final do Seminário duas ações foram propostas pela mesa:
1. Realização de uma Audiência Pública do Recôncavo da Bahia, na UFRB, organizada pelo CCAAB, com a presença e participação do Ministério Público Federal, Membros da Coordenação da Comissão de Regulação do Fórum nacional de Combate aos impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos do Ministério Público, Representantes da Frente Parlamentar contra o uso de agrotóxicos, prefeituras do recôncavo (Secretarias da Agricultura, Educação e Saúde), Docentes, Discentes, Técnicos - Administrativos da UFRB, representantes de associações e de cooperativas de agricultores familiares e de produtores rurais, profissionais e público externo com interesse no tema;
2. Realização de Reunião de Trabalho com a presença dos mesmos componentes da Audiência Pública, visando a apresentação de ações e de projetos (saúde, ensino, pesquisa e extensão) que de forma concreta visando o combate, o uso e a comercialização dos Agrotóxicos.
Desta forma esperamos contar com o apoio de todos interessados neste importante tema que tanto afeta de forma negativa a nossa saúde, o nosso meio ambiente, os agricultores e produtores familiares e, a nossa Constituição Federal.