Seminário Cooperativismo e Diversidade
30 e 31/10
Auditório da Biblioteca da UFRB - Cruz das Almas/BA
O evento debaterá os resultados da pesquisa Cooperativismo e diversidade: uma análise exploratória do perfil racial, geracional e de gênero no ramo agropecuário, financiada pelo CNPq/Sescoop, edital nº 11/2022.
A investigação refletiu sobre os motivos que explicam a reduzida presença de mulheres nos Conselhos de Administração das Cooperativas nos estados da Bahia, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Com a ausência de dados sobre a presença da população negra, dos povos e comunidades tradicionais (PCT) no cooperativismo brasileiro, buscou-se verificar se esses agrupamentos estão utilizando das cooperativas como estratégia para melhorar suas condições de vida. Quanto à juventude, faz-se necessário demonstrar sua participação porque não haverá futuro para as cooperativas rurais se não contribuírem para a sua permanência no campo. data:text/mce-internal,jform_articletext,tradicionais
Espera-se que os debates realizados no Evento fomentem estratégias para ampliar a participação das mulheres nos cargos diretivos das cooperativas, sensibilizem quanto à necessidade de atrair os jovens para seus quadros e visibilize aquelas que estão contribuindo à superação da vulnerabilidade socioeconômica da população negra e dos PCT.
Além disso, almeja-se que essas reflexões possam contribuir com o fortalecimento dos comitês de gênero, juventude e secretaria de mulheres das cooperativas e suas entidades de representação.