Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dia do Assistente Social e 50 anos do CRESS são comemorados com debates no CAHL

Publicado: Sexta, 10 Maio 2013 14:05

Serviço Social e Movimentos Sociais foram um dos temas de comemoração ao dia do Assistente Social e 50 anos do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/BA). A mesa foi composta, na última terça-feira (07), pelas professoras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Rosenária Ferraz e Rosi de Oliveira, e pelas assistentes Sociais Jamile Araújo e Sida da Silva.

 

O evento em Comemoração do Dia do Assistente Social e 50 anos do CRESS/BA,  começou na segunda (6), no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, e reuniu alunos, professores e profissionais da área.

O debate apresentou uma contextualização histórica do papel do assistente social, no qual buscou desmitificar o papel desse profissional apenas como um assistencialismo filantrópico. “O papel do assistente social não é de assistencialismo, é de conscientização de direitos, e mais, é trazer esses direitos para a prática”, avaliou a professora Rosi.

A exploração do trabalho e o papel do assistente social dentro dos movimentos sociais também foram enfatizados no debate.  A professora Rosenária Ferraz ressaltou que é preciso repensar a profissão em um processo de ruptura do assistente social como militante, repensando sua relação com os Movimentos Sociais. “É necessário uma sistematização das práticas sociais para um maior envolvimento com os Movimentos Sociais”, analisou.

Na oportunidade, a assistente social Sida da Silva relatou sua emoção em estar participando da mesa de debate. “É muito gratificante estar nesse evento como convidada, pois fiz parte da organização do primeiro evento como aluna do curso de Serviço Social, na UFRB, e hoje, sair da cadeira de aluno e estar passando minhas experiências é maravilhoso. Espero que todos os meus colegas tenham essa oportunidade”, disse emocionada.

Para os alunos Deise Lidia e Rafael Columbi, é de extrema importância a realização desses eventos para seu crescimento acadêmico e profissional. Eles contaram que hoje percebem o quanto é importante a teoria, para saberem qual papel devem exercer na prática.

A programação do evento segue até a próxima sexta-feira (10) com debates e apresentação de trabalhos. Ele faz parte de uma ação conjunta do Colegiado de Serviço Social e do CRESS/BA.

 

Assessoria de Comunicação do CAHL (ASCOM-CAHL)

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lelia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Marizângela Sá, Nayá Lobo, Laís Sousa, Roquinaldo Freitas

E-mail: site.cahl@ufrb.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página