IV Ciclo de debates de Serviço Social debate o fazer profissional

Publicado: Quarta, 28 Novembro 2012 12:56

O exercício profissional dos assistentes sociais no recôncavo baiano foi tema do IV Ciclo de Debates do Fazer Profissional, realizado no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O evento segue até o próximo dia seis de dezembro. O debate foi proposto como prosseguimento do trabalho desenvolvido pelo grupo Seso no Recôncavo, organizado pela turma do quarto semestre de Serviço Social e coordenado pela professora Albany Mendonça e pela estudante Indira Costa.

As perspectivas do mercado de trabalho para o assistente social, bem como os desafios mais amplos do fazer profissional são os temas centrais de reflexão. Segundo Albany, “no recôncavo tem-se observado que as principais áreas de abrangência no mercado de trabalho são assistência, que cresceu muito desde 1988 com a implantação da política de assistência, saúde, educação, principalmente com os concursos dos institutos federais, e previdência, que tem se mostrado crescente nos últimos concursos.”

O curso de Serviço Social apresenta uma matriz curricular generalista, sendo esse um dos aspectos apontados por Albany para destacar a importância da criação de ciclos de debates. “As expressões das questões sociais, como as drogas e a violência, muitas vezes não são discutidas nos espaços das disciplinas de trabalho. Os ciclos de debate têm oportunizado a discussão dessas questões”, disse.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lélia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Bárbara Rocha