Arte Contemporânea é tema de palestras no CAHL
Os alunos do CAHL acompanharam durante essa semana O Ciclo de Palestras e Conversas com Artistas “A Arte Contemporânea e o Pensamento da Diferença”. O evento debateu questões sobre a Arte Contemporânea e seus procedimentos, interações e diálogos entre as linguagens, com a exposição de imagens produzidas nas ultimas décadas e através de conversas com os artistas locais sobre as pesquisas que vêm desenvolvendo.
A organizadora Lanussi Pasquali, mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia e especialista em escultura, com ênfase em escultura contemporânea, produção tridimensional contemporânea e instalação, conta que a realização do evento era um antigo desejo, para oferecer uma abordagem mais formal sobre o tema. O Ciclo de Palestras é resultado, também, da parceria com a historiadora pela Universidade de São Paulo (1987) e palestrante Cristina Pescuma, com o apoio do Edital Setorial de Artes Visuais 11/2012 da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).
Nos encontros foram trabalhados alguns conceitos dos Pensamento da Diferença, desenvolvidos por pensadores como Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault, Jean-François Lyotard, Henri Bergson e outros, para pensar a obra de arte, tanto no âmbito de sua produção como de sua experimentação. As palestras e conversas com artistas aconteceram no auditório do Hansen Bahia e além da presença de Cristina Pescuma - que afirmou que as principais transformações da Arte Contemporânea nas ultimas décadas foiram a abertura para as novas linguagens, como a pintura, escultura e performances - contou com a participação dos artistas baianos Ludmila Britto, Karla Brunet, Lica Muniz, Vauluizo Bezerra e Rener Rama, que discorreram sobre seus processos criativos.
Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL
Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia
Técnica-administrativa: Lélia Sampaio
Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Bárbara Rocha