NUDOC abre espaço para exposições de artistas locais
O Núcleo de Memória e Documentação (NUDOC) da UFRB é um espaço da universidade aberto a exposições de artistas locais. Foi criado com a finalidade de abrigar documentos históricos das comunidades do Recôncavo da Bahia e receber eventos que destaquem os saberes e artistas regionais.
A primeira mostra no espaço foi a exposição Viva São João, que reuniu pinturas, gravuras e fotografias de artistas locais, retratando aspectos da festa junina, e inaugurou o núcleo como espaço de divulgação e diálogo com tradições e invenções locais.
Desde então, o NUDOC já abrigou a exposição Pretas & Pretos com fotografias e pintura, e promoveu a Coletiva em Artes e Literatura – Paidéia, que agrupou obras de artistas locais. Este mês, o núcleo está com mais uma exposição. Intitulada Alegria, mostra reúne obras dos artistas Gil Oliveira, Lorena Morais e Renato Kiguera. O objetivo foi transmitir alegria por meio da arte, retratando esse sentimento em telas, xilogravura, lineogravura e escultura.
A exposição Alegria pode ser visitada até o dia 20 de novembro, das 10 às 18 horas, no Núcleo de Documentação e Memória da UFRB, na Rua Ana Néri, 09, Cachoeira - BA.
Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL
Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia
Técnica-administrativa: Lelia Sampaio
Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Souza, Bárbara Rocha