A UFRB convida a comunidade acadêmica a aderir ao rosa em outubro
O câncer de mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco: a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética. Ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2 é um fator de risco importante.
Estão também mais propensas a desenvolver a doença por causa de longa exposição aos hormônios femininos, as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal, menstruaram muito cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos). A mamografia é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.
Embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos. O auto-exame é um procedimento simples que pode detectar o Câncer de Mama em seu estágio inicial, promovendo grandes possibilidades de cura. Ele deve ser feito uma semana após a menstruação ou, caso a mulher esteja na menopausa, a data ideal é o primeiro dia de cada mês.
Não adianta só olhar. Tem que tocar!!!!
Faça o auto-exame.
Um simples toque na mama pode salvar sua vida!!!
Fonte: Instituto Neomama – www.cancerdemama.com.br