Professor do CAHL tem projeto aprovado pela Fapesb
Já imaginou utilizar um computador reciclado? Ou ter um teclado como parte de um objeto de decoração? Pode parecer estranho, mas isto não só é possível, como também vai se tornar realidade através do Projeto de Pesquisa Reciclagem Eletrônica e Criatividade como Mecanismos de Sustentação Econômica que foi aprovado no Edital 013/2012 – Apoio à Educação para o Empreendedorismo publicado pela Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do estado da Bahia.
O projeto é uma parceria entre o Centro de Artes, Humanidades e Letras com o curso de Pós-Graduação em Tecnologia Social, foi criado pelos professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): Fernando Luiz Ferreira Rabelo (pesquisador e coordenador) e Alessandra Bandeira Antunes de Azevedo (pesquisadora). A professora Marilei Catia Fiorelli (CAHL), o Diretor de Programa Wille Marcel Lima Malheiro (CAHL) e Henry Benavides-Puerto (Gestor de Atendimentos em Design e Desenvolvimento Sustentável) foram convidados para participar do projeto.
A proposta é estimular a educação empreendedora através da capacitação de jovens das escolas de Cachoeira, São Félix e Cruz das Almas para a montagem de computadores a partir da reconstituição de equipamentos obsoletos e/ou descartados e o desenvolvimento de sistemas de objetos utilitários e decorativos, a partir da reciclagem de resíduos eletrônicos que não conseguiram ser aproveitados no processo de metarreciclagem, estimulando assim, a formação de unidades empreendedoras de negócios a serem geridas pelos próprios jovens.
Ao final do projeto, que estamos considerando piloto os alunos terão recebido formação em montagem e manutenção de computadores, no desenvolvimento de novas aplicações e produtos a partir do resíduo eletrônico e em empreendedorismo e gestão de negócios para que possam montar seus negócios individualmente e coletivamente.