Projeto Cultural em Maragogipe construído a partir de TCC do Bacharelado de Publicidade e Propaganda da UFRB
Egressos e estudante do Curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda da UFRB criam projeto cultural inspirado em trabalho de conclusão de curso e são aprovados pela Lei Paulo Gustavo, em nível estadual.
Os publicitários Dener José, 28 anos, e Vaneila Santos, 26 anos, egressos do curso de PP, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, realizaram no ano de 2023 o TCC Carnalivro, um fotolivro e guia dos festejos carnavalescos de Maragogipe, sob orientação da Professora Doutora Alene Lins.
O produto e memorial, receberam a nota máxima da banca de defesa.
O fotolivro apresentava registros fotográficos de uma das manifestações carnavalescas mais famosas da Bahia, e além de promover a festa, oferecia informações para o folião, dos locais onde se hospedar, onde adquirir fantasias, como chegar na cidade, além de promover o comércio, com contatos de farmácia, restaurantes, postos de saúde em caso de emergência, e dados institucionais da prefeitura e de todas as secretárias envolvidas na festa momesca em Maragojipe.
A celebração de Maragogipe é tradicional, com baile de mascarados e envolve toda a população da cidade. Transformada em patrimônio imaterial da Bahia, a festa justificava a peça promocional de marketing cultural.
Após a aprovação e com tantos elogios da Banca, composta pela Professora Doutora Juciara Nogueira, que é especialista em design e fotografia publicitária e também da publicitária Franciele Santos, assessora de comunicação da Prefeitura de Maragogipe, os recém formados se empolgaram para transformar o TCC em um projeto cultural.
Incentivados pelo estudante do sexto período de Publicidade da UFRB, Vitor Santana, de 21 anos, que já atua como produtor cultural, que, ao analisar o produto, sugeriu alterações e implementações à peça, visando a inscrição como projeto para financiamento na Lei Paulo Gustavo / Ba.
Deste modo, foi acrescido ao Fotolivro algumas entrevistas com agentes culturais, relatos históricos da folia, QR-codes direcionando para trilha sonora da festa, legendas e fotografias do carnaval 2024, tornando-o um midialivro, com interações em multiplataforma, para imersão.
Por meio do Edital Lia da Silveira, o projeto Carnalivro - Carnaval de Maragojipe: um espetáculo a céu aberto, foi contemplado em nível estadual, garantindo a confecção de 200 exemplares para difusão em equipamentos culturais, ligados ao carnaval e em instituições público-privadas que fomentem temáticas carnavalescas.
O midialivro inicia com uma narrativa apresentando o tradicional bloco das almas, mascarados em grupos e individuais, fantasiados, blocos de ruas e os tradicionais caretas, ícone principal do Carnaval de Maragojipe.
A obra produzida por dois maragojipanos e uma feirense, visa difundir os atos festivos de carnaval que acontecem na tradicional terra das Palmeiras e que anualmente atrai foliões, turistas e fotógrafos nacionais e estrangeiros. A iniciativa comemora também os 300 anos da Vila de Maragojipe, celebrada neste ano de 2024.
No próximo dia 19 de outubro, sábado, será realizado o coquetel de lançamento do Carnalivro - Carnaval de Maragojipe: um espetáculo a céu aberto, contanto com a participação de apresentações culturais, autoridades e instituições ligadas ao carnaval.
O evento acontecerá às 20h, na Fundação Vovó do Mangue, Centro Histórico de Maragojipe.