Estudantes do CAHL marcam presença no SEPIP
Estudantes de diversos cursos de graduação do CAHL marcaram presença Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Sepip), realizado no campus da UFRB em Cruz das Almas, na última quarta-feira (18).
O evento foi promovido pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) com o objetivo de fazer um intercâmbio cientifico da comunidade acadêmica da instituição.
A estudante de História Iasmim Gonçalves, bolsista do PET Conexão dos Saberes, foi uma das pesquisadoras de iniciação científica do CAHL que participou do evento. Ela apresentou o artigo intitulado: “Os desafios e perspectivas da inclusão e afiliação acadêmica na UFRB”, em conjunto com cinco integrantes do grupo de pesquisa. “Esse tipo de evento é de suma importância para difusão do conhecimento e uma experiência gratificante para alunos que desenvolvem pesquisa na universidade”, avaliou.
Inovação
O Sepip teve uma programação diversificada, pois além de apresentação de trabalhados e papers, os estudantes assistiram a conferência de abertura com o tema “Inovação e Tecnologia” ministrada pelo professor doutor Renato de Lima Santos, pró-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“Eu sou estudante de jornalismo e bolsista voluntário na pesquisa, confesso: depois que comecei a ter contato com a iniciação científica tenho um olhar diferenciado sobre o que é a universidade e melhores perspectivas na minha graduação e no mercado de trabalho”, explicou Alissandro Lima, do 5º semestre do curso, que fez uma apresentação oral sobre sua pesquisa sobre jornalismo cultural e a revista Muito, do grupo A Tarde.
Quem compareceu no pavilhão de aulas conheceu pesquisas na área de história, cinema, artes visuais, museologia, entre outros trabalhos de estudantes do CAHL que participaram do evento, conforme destacou o estudante de História Uilson Badaró, bolsista PIBIC/CNPQ.
“Hoje compreendo melhor o que é a universidade e o tripé que a sustenta como espaço de ensino,pesquisa e extensão; valorizo mais os professores porque sei que, além de preparar as aulas, eles ainda arrumam tempo para desenvolver pesquisa cientifica, trabalho que exige muita dedicação e que enriqueceu a minha relação como a instituição, a comunidade local e a sociedade”, disse Badaró.
Já o estudante de Cinema e bolsista do PET Cinema, Guilherme Bronzatto, disse que ser pesquisador é uma excelente oportunidade porque esta atividade ajuda a refletir de forma sistemática e o Sepip possibilitou divulgar sua pesquisa sobre “O signo fotográfico no filme retratos de uma obsessão” que explora a temática semiótica sobre a fotografia no cinema”.
Após as apresentações orais e em forma de pôster, pelos estudantes, foi feito um encerramento do evento com os novos lançamentos da editora UFRB, no anfiteatro da Reitoria.
Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM/CAHL
Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia
Técnica-administrativa: Lelia Sampaio
Estudantes de jornalismo: Ana Paula Santos, Drielle Costa e Naiara Moura
E-mail para contatos e sugestões: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
registrado em:
Notícias