Telejornalismo é tema de pesquisa e encontro na UFRB
Os alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia assistiram nessa quarta feira (21), no auditório do Hansen Bahia, em Cachoeira, a uma palestra sobre Telejornalismo e Sociedade – desafios da análise na perspectiva dos estudos culturais, com a professora Dra. Itania Maria Mota Gomes.
A palestra marcou o lançamento do TelenS - Grupo de Pesquisa de Telejornalismo, Narrativas e Sociedade, coordenado pelos professores Jussara Maia e Luiz Nova. A palestra trouxe um dialogo com a disciplina de oficina de telejornalismo I, ministrada pela professora Jussara Maia, para os alunos do quinto semestre do curso.
Itania Maria Mota Gomes é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas/Universidade Federal da Bahia e pesquisadora do CNPq. Com pós-doutorado na Université Sorbonne-Nouvelle, a pesquisadora coordena o Grupo de Pesquisa de Análise de Telejornalismo, na Faculdade de Comunicação.
A palestra teve início tratando da relação da sociedade brasileira com o Jornal Nacional, jornal de maior audiência no país. “Sou brasileira, e a vinheta do Jornal Nacional me tira do prumo. Na minha vida acadêmica, aprendi a analisar criticamente o Jornal Nacional, pois é preciso encontrar o problema que ali está”, ressaltou Itania. A professora falou das dificuldades que encontra ao desenvolver análises de jornais mais antigos, pois, não há acervos disponíveis com esses materiais. Durante a palestra Itana trouxe três vídeos de diferentes períodos do Jornal Nacional, trechos do Programa CQC da Rede Bandeirantes e Funeria da MTV, para mostrar os gêneros como categoria cultural do Jornalismo. Questões como: Qual a importância de analisar televisão? e Qual a importância da bancada no telejornalismo? foram respondidas pela jornalista.
Para os jovens alunos de do 5° semestre de jornalismo da UFRB, Tássio Santos e Edgard Abbehusen, as discussões sobre gênero jornalístico foram de extrema importância para eles. “Com certeza, após a palestra vamos começar a apurar nosso olhar jornalístico ao assistir um telejornal”, acrescentou Abbehusen.
Após a palestra, a professora agradeceu o convite e lamentou não poder voltar a Cachoeira tão cedo, pois ficará um ano em Nova Iorque para seu pós-doutorado em telejornalismo.
O TelenS - Grupo de Pesquisa de Telejornalismo, Narrativas e Sociedade se reúne as quintas-feiras em 15 e 15 dias, na sala 11, do Centro de Artes Humanidades e Letras.
Professora Jussara Maia e professora Itania Maria Mota Gomes
Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL
Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia
Técnica-administrativa: Lelia Sampaio
Estudantes de jornalismo: Ana Paula Santos, Drielle Costa, Laís Sousa e Naiara Moura
E-mail para contatos e sugestões: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.