Estudantes de Museologia têm Seminário para debater curso e profissão
Ampliar a visão sobre o curso de Museologia e o campo de atuação do profissional dessa área. Este foi um dos principais objetivos do IV Seminário de Integração, realizado no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), na última quinta-feira (8/08). O tema do evento foi “Docentes, vivências e pesquisas atuais”.
“É um evento de boas vindas para os estudantes de graduação que ingressaram no curso de Museologia este semestre. Aproveitamos o momento para conversar com eles (as) sobre o que é curso de Museologia, apresentar o corpo docente, falar da trajetória acadêmica dos professores (as), área de atuação profissional, linhas de pesquisas desenvolvida na universidade”, explicou a coordenadora interina do curso, Fabiana Comerlato.
Durante o seminário foram abordados diversos assuntos sobre o curso de Museologia na UFRB: uma perspectiva histórica, apresentação do diretório acadêmico do curso e as instituições que regulamentam a profissão. Também foi discutido o papel do CAHL no Recôncavo Baiano. A palestra de abertura foi proferida pela diretora do CAHL, professora doutora Georgina Gonçalves.
Os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com os professores e conhecer histórias como a do museólogo Emanuel Andrade, que fez graduação em Museologia na UFRB e atualmente é mestrando do programa de pós-graduação em Sociologia da instituição. Ele contou aos colegas que a cidade de Cachoeira é uma área em potencial para museólogos e, além de um bom preparo teórico o curso, proporciona experiências práticas aos estudantes.
Segundo a museóloga da UFRB, Joana Flores, integrante do Conselho Federal de Museologia (Cofem) e do Conselho Regional de Museologia-(COREMs), entidades cuja função é regulamentar e fiscalizar o exercício do profissional, o seminário foi uma excelente iniciativa da coordenação do curso, um momento de integração para tirar dúvidas e os estudantes saberem que existe um órgão regulamentador da profissão.
“Foi muito produtivo, enriquecedor, conhecemos o núcleo acadêmico, as disciplinas, os professores, tiramos dúvidas sobre o curso, pois como estamos chegando agora ainda é tudo muito novo. Fiquei mais apaixonada pelo curso!”, afirmou a caloura Ana Carolina Oliveira.
Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL
Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia
Técnica-administrativa: Lelia Sampaio
Estudantes de jornalismo: Ana Paula Santos, Drielle Costa, Laís Sousa e Naiara Moura
E-mail para contatos e sugestões: site.cahl@ufrb.edu.br
registrado em:
Notícias