Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Alunos do CAHL são premiados na XI Bienal do Recôncavo

Alunos do curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras foram premiados na XI Bienal do Recôncavo. Esta foi a primeira exposição artística de Aline Brune, 5º semestre, ganhadora de Prêmio Aquisição com a instalação Impressões, que teve co-autoria de Jamile Araújo e Sérgio Mota. O roteiro é de Rafael Ribeiro, Iasmin Coni é a atriz e Ruy Dutra, o operador de Câmera.

Essa instalação consiste na exibição da animação Impressões, de 30", acompanhada de 90 dos 360 frames pintados que a compõem. A ideia foi permitida pelo processo da rotoscopia - técnica de animação utilizada, a partir da qual são feitas interferências pictóricas nos frames de uma filmagem de modelo vivo convertida em quadros, que, no caso de Impressões, foram pintados à mão.

No vídeo uma menina passa pela tela, longe de externar o seu pensamento e nos deixar participar dele, fluindo no líquido - pintura, deslizando na imagem – água, que se estende até o fim da animação. O resultado deste processo é uma realização visual que carrega consigo a possibilidade de percepção do movimento da animação, normalmente distante e até um tanto místico para o espectador, se formando entre as pinturas.

Outro trabalho premiado na XI Bienal do Recôncavo produzido por alunas do CAHL é o Vídeoarte A Bailarina dos Trilhos, desenvolvido por Nerize Portela e Lilian Ventura, estudantes do 5º semestre do curso de Artes Visuais. O vídeo teve a atuação de Nerize para a realização da performance sobre os trilhos e de Yasmin Vitório, filha de Miria Alves, também estudante da UFRB, que representa uma criança da atualidade que assistiu a um filme sobre a época na qual o trem tinha um forte significado no imaginário popular da cidade de Cachoeira.

No cenário desta cidade com arquitetura histórica e trilhos espalhados pelo chão de pedra o videoarte faz alusão à ideia do espetáculo. Uma vez que habitualmente um grande espetáculo de dança ou uma mostra de balé é idealizado num local entre quadro paredes ou espaços equipados com cenários elaborados. A partir do momento em que a bailarina é posta na rua e dança sobre os trilhos, ocorre a desmisticação do espetáculo como “um evento a parte do dia a dia”.

 

Outros alunos do curso de Artes Visuais também inscreveram trabalhos na XI Bienal do Recôncavo, são eles:

Aline Brune - Um canto (instalação interativa)

Zimaldo Melo - Desenho Aleatório (categoria Novas Experiências)

Gugui Martinez - Criaturas Híbridas II (categoria Desenho)

Amauri Freitas - Le infinite (categoria Vídeo-arte)

Flavia Pedroso e Renan Bozelli - Identidades Elementais (categoria Performance)

Lilian Ventura e Fabiana Hayashi - Portanto uma surpresa (categoria Vídeo-arte)

 

Prêmio Aquisição. Instalação Impressões.

 

Prêmio Instituto Sacatar - Residência Artística. Videoarte A Bailarina dos Trilhos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página