Oficina Encontro de Saberes - Nas tramas do Adire: fios e cores de urdiduras de memórias
A oficina Encontro de Saberes Nas tramas do Adire: fios e cores de urdiduras de memórias, a ser promovido pelo projeto de extensão do CAHL e do PROEXT Áfricas nas Artes, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) propõe uma imersão vivencial com a artista e professora nigeriana Peju Layiwola cujo trabalho relaciona-se ao campo da memória, patrimônio de comunidades em perspectivas e práticas situadas no Sul Global.
A partir do Adire, técnica de tingimento de tecidos iorubá, proposta por Peju Layiwola, teremos encontros com mestras e mestres que trabalham com tecidos, rendas, costuras, teceres e tingimentos do Recôncavo e arredores. Visamos urdir e fortalecer redes, campos e geografias inter e transdisciplinares, inter e pluriepstêmicas.
São 15 vagas, das quais 5 vagas reservadas para mestres e mestras participantes do Encontro de Saberes.
Neste território rico e diverso de produções artísticas e culturais, convidamos os participantes a refletir coletivamente a partir das tramas, urdiduras, invenção de padronagens através dos encontros entre Layiwola e mestres e artistas como Marcos Couto Leite (mestre de renda Richilieu de oficinas da Irmandade da Boa Morte - Cachoeira), mestras da COOPERAFIS - Fibras do Sertão (Valente) e Mãe Nilza da Associação Ilê Axé Yepandá Odé (Santo Antônio de Jesus). Ensejamos abrir caminhos para a construção de diálogos, trocas e formas de conhecer, descolonizando saberes, as artes e a universidade.
Programação
Oficinas
5 a 9 de dezembro - 10h - 12h / 14h - 18h
Local: - Manhãs - Casa Preta Hub de Cachoeira
- Tardes - Atelier de artes visuais - UFRB - São Felix
Programação:
Segunda, 5/12
- Manhã 10h -12h: Memórias e histórias do Adire - com Peju Layiwola
- Tarde - 14h - 18h: oficina de Adire com Peju Layiwola
Terça, 6/12
- Manhã 10h -12h: Encontro com Marcos Couto Leite- Saberes do fazer das Rendas de Richilieu
- Tarde 14h - 18h: oficina de Adire com Peju Layiwola
Quarta, 7/12
- Manhã 10h -12h: Encontro com Terezinha Silva de Oliveira e Agnela Oliveira da Cruz - Fibras do Sertão - COOPERAFIS
- Tarde 14h - 18h: oficina de Adire com Peju Layiwola
Quinta, 8/12
- Manhã 10h -12h: Encontro com Mãe Nilza do Ilê Axé Yepandá Odé- Costurando trajes e adereços de axé
- Tarde - 14h - 18h: oficina de Adire com Peju Layiwola
Sexta 9/12
- Manhã e tarde - Finalização e preparação de exposição
- 16h - Apresentação de minuta sobre Encontro de Saberes e Reconhecimento de Mestres na UFRB -
- 17h - Vernissage
Peju Layiwola é artista, pesquisadora e professora no Departamento de Artes Criativas da Universidade de Lagos (Nigéria). Atualmente é Presidente da ACASA - Arts Council of African Studi- es Association (E.U.A). Possui doutorado em História das Artes Visuais pela Universidade de Ibadan (2004). Criadora do Women and Youth Art Foundation em Ibadan. Recebeu inúmeros prêmios e bolsas, dentre eles prêmio da Universidade de Lagos pela exposição e projeto benin1897.com (2011), bolsas da Getty Foundation e do Terra Foundation for American Art (2019).
Marcos Couto Leite é mestre de Renda de Richilieu e ministra oficinas na Irmandade da Boa Morte (Cacchoeira).
Terezinha Silva de Oliveira e Agnela Oliveira da Cruz são artesãs que integram a COOPERAFIS - Cooperativa Regional de Artesãs de Fibras do Sertão (Valente). Elas criam trançados com fibras e sisal, e trabalham com tingimento a partir de plantas da caatinga.
Mãe Nilza da Associação Ilê Axé Yepandá Odé é ialorixá e organizadora e condutora de projeto de aulas de costura, confecção de roupas e adereços de axé em Santo Antônio de Jesus.
Realização : Áfricas nas Artes - projeto de extensão do CAHL e PROEXT
Apoio: Áfricas nas Artes, Fundo Elixir, Casa Preta Hub e PROEXT
Coordenação: Emi Koide