Diálogos Litero Musicais 2017 - Minerva Cachoeirana
A Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana e o Coletivo Oxe (Projeto de Extensão em Literatura Baiana Contemporânea do IFBa Santo Amaro) promovem dias 6 e 7 de outubro, na sede da Minerva Cachoeirana, Praça Rio Branco, 1, Cachoeira, a primeira edição dos “Diálogos Lítero Musicais”.
Com o objetivo de estreitar os laços entre ações artístico-culturais no Recôncavo, a inédita parceria entre as duas instituições inclui oficinas de escritas criativas, intervenções musicais, mesas temáticas, performances literárias e de dança e recital de poesias.
Na sexta (06), na sede da Minerva Cachoeirana, às 8:30 a abertura do evento será com músicos da Minerva, de 9 às 12h o escritor e cordelista José Walter Pires fará uma oficina de produção de cordel. Entre 14 e 16h, na Praça Rio Branco (em frente ao Forum de Cachoeira) haverá intervenções litero-musicais. De 16 às 18h uma mesa temática vai abordar “Literatura, música e mulher”, com as autoras Lilian Almeida e Lidiane Nunes. Entre 14 e 18h, o Portal Oxe Literatura Baiana Contemporânea será apresentado ao público.
No sábado(07), na sede da Minerva Cachoeirana, às 8h acontece performance literária Rabiscos Revelados (Coletivo Oxe:literatura baiana contemporânea). De 9 às 12h é a vez de Igor Rossoni conduzir a oficina de produção de miniconto. Na Praça Rio Branco, voltam à cena as intervenções litero-musicais entre 14 e 16h. A segunda mesa temática, “Literatura, memória e música”, entre 16 e 18h contará com a participação de Denisson Palumbo e Igor Rossoni. Durante todo o dia o Portal Oxe Literatura Contemporânea Baiana ficará exposto ao público. Encerrando as atividades na Praça Rio Branco às 18:30 o grupo de Hip Hop ABW, de Cachoeira, fará uma apresentação, quando serão expostos e vendidos livros e CD’s.
Para os organizadores a iniciativa pretende valorizar a produção cultural baiana, com destaque para temas que aproximam a música da literatura, divulgando o trabalho de artistas com fortes vínculos com as linguagens populares e regionais.
Mais informações na página do facebook do Oxe e da Minerva Cachoeirana: os sons de filarmônica desde 1878. Serão fornecidos certificados e as inscrições para as oficinas (20 vagas cada) e mesas temáticas (30 vagas cada) serão feitas no: https://docs.google.com/forms/d/18KkpNt6GXU7lo0GZrMALYW2NOPDlil56Xlf4EnqpKk/prefil