Grupo de Pesquisas Recôncavo Arqueológico organiza mais uma edição do SEMA

O IV Seminário de Arqueologia (SEMA) foi realizado nesta segunda-feira (29), às 8h, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). Nesta edição, o grupo de pesquisas Recôncavo Arqueológico do curso de Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) debateu, juntamente com a comunidade acadêmica, o tema “Arqueologia, Inclusão Social e Comunidade”.

Na mesa de abertura, estiveram presentes Wilson Penteado, vice-diretor do CAHL, a gestora de extensão Rachel Neuberger, e os professores do curso de Museologia Fabiana Comerlato, Luydy Fernandes e Carlos Costa, este último também gestor de pesquisa do CAHL. Sobre o evento, Carlos ressaltou que “Trilhar os caminhos da arqueologia na Bahia não é fácil, mas plantar a semente aqui no Recôncavo é nosso objetivo”, referindo-se ao evento.

Ainda na parte da manhã, os professores Alvandyr Bezerra, o convidado do Instituto Júlio César Mello de Oliveira, apoiador do evento, e o professor Luydy Fernandes expuseram resultados dos seus trabalhos da relação entre pesquisas arqueológicas e comunidade. A educação patrimonial ajuda a comunidade a cuidar e preservar o patrimônio arqueológico e vê-lo como uma alternativa econômica. Em Itatim, interior da Bahia, por exemplo, os moradores já reconhecem a importância das pinturas rupestres e pensam como transformar o local em uma atração turística.

O evento também teve espaço para os estudantes

Pela tarde, os estudantes do curso de museologia apresentaram os trabalhos que desenvolveram na área da arqueologia. A discente Elinalva Lúcia expôs o trabalho “Análise da louça do sítio Igatu de Xique-Xique”, no qual analisou as peças vindas da coleta de superfície no distrito de Andaraí, interior da Bahia.

Os estudantes Alan Silva, Gabriella Souza, Stéphanie Barbosa e George Nascimento também apresentaram a pesquisa feita com o acervo vítreo do sítio Colégio dos Jesuítas de Salvador. Segundo George, as peças datam do século XVI e XVII, e com a análise é possível traçar um perfil social dos moradores daquela região.

As comunicações “Repertório de louças no entorno do Forte Santana, Florianópolis – SC”, com Ana Cristina Pereira, Arnaldo Júnior e Kisie Pontes; “Análise de objetos metálicos do sítio Praça da Sé” dos alunos Paulo Ricardo, Sande Conceição, Solange Targino, Thaís Vaz e Vanusa Ribeiro; “Os cachimbos de caulim na iconografia histórica” de Maria de Fátima e “As esculturas funerárias dos cemitérios de Cachoeira” de Aline Gomes, também foram apresentadas.

Wille Marcel, técnico administrativo da UFRB e ligado ao grupo de pesquisa, também expôs o trabalho “Uso de mapas digitais abertos em arqueologia”. Segundo ele, o trabalho é feito em conjunto; os componentes passam as informações dos sítios arqueológicos de Cachoeira e estas são colocadas no MapaRec (Mapeamento Colaborativo do Recôncavo) por ele.

Grupo de Pesquisas e o Recôncavo

Fabiana Comerlato, líder do grupo, disse que a importância desse projeto não está somente no conhecimento do patrimônio de uma terminada comunidade, mas o retorno em desenvolvimento informacional e econômico dos bens culturais daquele local. Segundo ela, o Recôncavo é grande fonte de informação arqueológica por conta dos engenhos da época colonial e da presença de populações africanas.

A Arqueologia ainda é um campo pouco ocupado por egressos da comunidade acadêmica, além de não receber muitos investimentos. As pesquisas realizadas na área são apoiadas por agências de fomento ou convênios entre municípios.

A quarta edição do SEMA trouxe uma grande novidade este ano; a inscrição no seminário era trocada por alimentos perecíveis, doados, posteriormente, para a Casa Paroquial. Além dessa iniciativa, o grupo tem buscado dialogar com a comunidade, e a inclusão social tem sido um caminho. Todo material de estudo, inclusive audiotextos, são disponibilizados para pessoas de baixa visão.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lelia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Marizângela Sá, Nayá Lôbo, Lais Sousa e Roquinaldo Freitas