Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

VI Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia

A sexta edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia (VI ENEMU- Cachoeira) será realizada no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, nos dias 22 a 25 de agosto. O encontro terá como tema: “Museologia Social e Patrimônio Integral: Museu para quem?”. Na ocasião, será discutida a relevância do trabalho social dentro da Museologia, seus rumos e perspectivas, que permeiam as discussões acerca do patrimônio material e imaterial do Brasil. 



O VI ENEMU- Cachoeira tem como objetivo reunir estudantes de Museologia de todo o Brasil, a fim de discutir as questões relativas à educação, ao desenvolvimento científico e prático da Museologia, além de suas relações com a cultura e patrimônio da população em seus aspectos sociais, políticos, e econômicos, bem como o intercâmbio cultural visando a integração de seus participantes. A troca de dados científicos relevantes para o desenvolvimento da pesquisa e da extensão na área da Museologia, possibilitando publicações e sessões de comunicações, além de diálogos entre os diferentes espaços do país fomentando a discussão teórica e prática também terão espaço. 

O público estimado para o encontro é de mais de 200 estudantes de todas as 14 universidades com cursos de Museologia do país. O evento é aberto a toda comunidade geral, promovendo temáticas da interdisciplinaridade que a área fornece. Acontecerão mesas, diálogos, divãs, performances artísticas, minicursos e apresentações orais e todos podem submeter trabalhos que serão avaliados por uma Comissão Científica especializada. 

Mais do que discutir, o ENEMU tem como objetivo traçar metas e caminhos para o bom funcionamento da Museologia, objetivos que serão buscados pelos futuros museólogos, democratizando o acesso à cultura e aos museus, dando oportunidades a população que está à margem da sociedade alcançar e se inserir culturalmente, democratizando, mais uma vez a arte. Trazendo em voga as discussões do museu-fórum, quebrando o tradicionalismo do museu-templo, o cidadão brasileiro passa a ser parte integrante dos museus e das suas histórias que se entrelaçam na memória individual e coletiva, e que vão além da pedra e do cal.

As inscrições para ouvinte já estão disponíveis no site do VI ENEMU-Cachoeira: www.ufrb.edu.br/vienemu.

registrado em:
Fim do conteúdo da página