A fotografia como profissão é tema de Mesa Redonda

Na próxima quinta-feira, dia 22, das 13 às 17 horas, será realizada no auditório da Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira, a Mesa redonda profissão fotógraf@. A atividade de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está sendo organizada pela professora Juciara Nogueira. O objetivo é reunir conceituados profissionais da área para narrar um pouco de suas experiências, discutir sobre o mercado de trabalho e, claro, apresentar e comentar algumas fotografias para estudantes da UFRB e demais interessados. Participarão da mesa os fotógrafos Lucia Correia Lima, Alvaro Villela e Rodrigo Fiusa Wanderley, que tratarão da profissão sob diferentes aspectos. Deverá abrir o evento a premiada e atuante fotojornalista Lucia Correia Lima, que já teve trabalhos publicados em diversos veículos, a exemplo do Jornal do Brasil, O Globo, Correio da Bahia, Tribuna da Bahia, A Tarde, Istoé, Carta Capital e Caras. Nome de destaque do fotojornalismo baiano, com reconhecida atuação no mercado regional e nacional, Lucia vem realizando importantes trabalhos como freelancer, a exemplo da cobertura do carnaval 2013 para a Cannal Assessoria – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Entre outros aspectos relevantes de sua carreira, pode-se destacar que foi premiada pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia e pela Associação Baiana de Imprensa. Entre outros aspectos relevantes de sua carreira, pode-se destacar que suas mais recentes exposições foram realizadas na Filadélfia (USA) e em Paris. Também compõe a mesa o premiado fotógrafo Alvaro Villela, que já tem seu nome destacado na fotografia publicitária baiana e vem se dedicando a um trabalho mais autoral. Com exposições individuais e coletivas em importantes museus e centros culturais do país e do exterior, Álvaro foi o único fotógrafo brasileiro selecionado para o TOP 50 – 2010 no PhotoLúcida – Portland/USA; foi indicado para o PRIX PICTED 2010, sendo esta uma importante premiação, em fotografia, voltada para o tema sustentabilidade. Entre outros aspectos relevantes de sua carreira, pode-se destacar que foi premiado no Foto Arte Brasília em 2009, no III e IV concursos nacionais da Leica / Revista Fotografe Melhor e em 2011 foi vencedor do Salão Regional de Artes Visuais da Bahia, na etapa de Porto Seguro. Para fechar o evento foi convidado o jovem fotógrafo e jornalista Rodrigo Fiusa Wanderley, que vem ministrando cursos de fotografia e participando de exposições de destaque, a exemplo da última edição do Circuito das Artes, onde teve duas imagens de sua autoria exibidas no ACBEU, em Salvador. A mesa redonda será mediada pela professora Juciara Nogueira, doutora em Cultura e Sociedade (UFBA), mestra em Artes Visuais (UFBA), fotojornalista e professora do curso de comunicação da UFRB. Logo após a mesa redonda, Juciara Nogueira fará a divulgação e premiação das três fotos mais votadas durante a Exposição fotográfica coletiva imagens do Recôncavo, realizada entre os dias 9 e 14 de agosto no Foyer do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, em Cachoeira, que contou com mais de 350 visitantes. Na ocasião, foram apresentados 24 trabalhos de 12 participantes do curso de extensão O Recôncavo como tema para composições fotográficas I, ministrado pela professora entre os meses de abril e maio. Os destaques da exposição serão premiados com livros doados por alguns professores.

Juciara Nogueira

Professora da UFRB