I Ciclo de Seminários "A Universidade Moderna e os desafios contemporâneos"

A palestra A Concepção Moderna de Universidade: história e desafios contemporâneos, prof. Paulo Denisar Fraga, será realizada no dia 23 de agosto, às 09h30, no auditório da Reitoria da UFRB, em Cruz das Almas.

O que se pretende com uma Universidade no século XXI? Uma formação geral, especulativa (no sentido filosófico do termo - universalista) ou técnica e profissional? Esses dois caminhos seriam a base da Universidade Moderna, segundo o filósofo Willy Thayer (2002), seriam, respectivamente, o "[...] esquema teleológico especulativo alemão" (p.08) e o "[...] esquema teleológico instrumental francês" (p.08), os quais, conforme o autor, estão em crise na modernidade, sobretudo, numa época informacional, em que o conhecimento é transmitido e vivenciado não apenas no espaço da universidade.

Assim, nesse contexto, nossa proposta fundamenta-se na necessidade de repensar o espaço da universidade e do conhecimento na sociedade atual. Pretende-se gerar debates abertos para por em xeque o que está colocado por anos, ou seja, efetivar o exercício da reflexão e da crítica. Nessa via, almeja-se pensar a Universidade, sua concepção geral (universalista) e o projeto a ser construído no Recôncavo da Bahia. Portanto, será um momento de reflexões gerais sobre a formação da universidade no mundo e sobre suas diferentes concepções, singularidades e projetos ao longo da história. Espera-se construir um conjunto de indagações amplas sobre a funcionalidade ou razão de existir da universidade no presente.

O seminário será aberto e encerrado com uma atividade cultural musical composta por estudantes da UFRB.

Objetivo:

O objetivo geral do Seminário A Concepção Moderna de Universidade: história e desafios contemporâneos é construir um espaço de reflexão e proposição para se discutir a Universidade em diferentes níveis (atuais, históricos, acadêmicos, sociais e políticos), enfatizando um tema estratégico no mundo atual, crucial para as Universidades, e tentando alçar uma proposta de pensar os próprios caminhos presentes e futuros que se espera para UFRB enquanto uma instituição de conhecimento e saber. Além disso, pretende-se pensar qual o lugar social, simbólico e cultural que a Universidade ocupa no mundo de hoje, revelando nuances de suas atribuições e concepções.

I Ciclo de Seminários "A Universidade Moderna e os desafios contemporâneos"
Data: Quinta-feira 22 Agosto 2013, 09:30 - 12:00
Local: Anfiteatro da Reitoria, campus Cruz das Almas

Seminário de abertura: A Concepção Moderna de Universidade: história e desafios contemporâneos