Estudantes do CAHL apresentam Trabalhos de Conclusão de Curso

Estudantes de cursos como Cinema e Comunicação vão apresentar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na próxima semana (de 21 a 25 de outubro), no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). A defesa dos TCCs é muito importante não apenas para os estudantes, mas também para a instituição, pois representa a finalização da graduação.
De acordo com os professores Robério Marcelo (Jornalismo) e Roberto Duarte (Cinema), esse será um momento que ficará registrado na memória de cada pessoa que teve sua contribuição para que o evento (TCC e defesa) fosse realizado.
Dezesseis estudantes de Cinema vão defender seus TCCs na semana do dia 21. Com a apresentação marcada para quinta-feira (24/10), às 10 horas, Camila Mota conta que já se sente mais preparada para defender, mas não nega que a ansiedade seja grande.
"Tive total apoio da minha orientadora, a professora Cyntia Nogueira. Os materiais para o desenvolvimento da minha pesquisa estavam disponíveis, junto à UFRB, que estava com as portas abertas. Estou confiante!", disse a aluna de Cinema que fez um TCC sobre o filme Redenção (1959), de Roberto Pires, no qual aborda o estudo do processo de restauração, área que ela pretende atuar, trabalhando com a preservação de filmes e películas.

Dedicação e estudo
Outros dois alunos de Cinema, Gleydson Públio e Samir Guimarães, contaram que estão ansiosos com a aproximação do dia em que colocarão em prática longos meses de dedicação e de estudo. Eles destacaram que o curso não forma apenas cineastas, ensina desde a produção à finalização alunos de Cinema. Eles atuaram juntos no desenvolvimento dos seus TCCs e têm defesa marcada para segunda-feira (21/10), às 20h30 no auditório do CAHL.
Os estudantes escolheram como tema: Produção Cultural, Midiática e Dança e vão falar sobre a gravação do DVD do GAMGE (Grupo de Apoio ao Menor Gota de Esperança), projeto social que tem que como objetivo melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes por meio da arte e educação. Tiveram como orientador o professor Cláudio Manoel e contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira, do Instituto Votorantim e do Restaurante local, Macktub.
"O TCC teve e terá uma grande relevância em minha formação acadêmica. A partir dele é colocado em prática tudo o que foi absorvido durante todo o curso. Esse trabalho sobre o GAMGE, sem dúvida, mexeu bastante comigo, até mesmo porque ele parte pra uma questão social e não se fundamenta apenas no desenvolvimento do TCC. Vai além disso", concluiu Gleydson Públio.
Ainda no primeiro período de Comunicação Social (Jornalismo), mas já pensando em seu projeto de formatura, Alan Rocha Suzarte disse que enxerga o TCC como a finalização de uma etapa da vida acadêmica e o início de uma nova (pessoal e profissional).
Para ele, é fundamental o fato de os alunos iniciantes assistirem às apresentações dos TCCs, para que eles possam ter uma noção do que acontece e como os graduandos posicionam-se em meio a uma bancada de professores, cujo único objetivo é avaliar se o aluno estará apto a obter o diploma e, consequentemente, exercer a respectiva profissão.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL
Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia
Técnica-administrativa: Lelia Sampaio
Estudantes de jornalismo: Ana Paula Santos, Drielle Costa e Felipe Silva