Programação do VIII Simpósio: Identidades Culturais e Religiosidades

O VIII Simpósio Identidades Culturais e Religiosidades é uma realização da profícua parceria entre a Fundação Hansen Bahia e o Centro de Artes, Humanidadese Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desde a sua criação, em 2007, o evento tem sido um espaço de reflexão e trocas de saberes sobre questões culturais pertinentes às relações identitárias e religiosas no Recôncavo da Bahia, e cada vez mais somando experiências.

Não foi por acaso a escolha do período da grande Festa da Boa Morte para a implantação deste evento na cidade de Cachoeira. A condição em seu contexto absolutamente original da irmandade de mulheres negras e sua complexa relação entre religiosidade e pertencimento, instauram uma atmosfera mais que perfeita para práticas reflexivas que tangencie abordagens críticas e reveladoras de novos sentidos sobre temas culturais. A metáfora ontológica da morte e da assunção, vivenciado ano a ano nos ritos das sábias mulheres de santo, nos oferece a precisão para pensarmos o quanto de dinâmico e instável são as possibilidades de existir. Nesta perspectiva, comemoramos mais uma edição do Simpósio que sempre contribuiu para o encontro de tantos pensadores e detentores de saberes em diversos territórios de conhecimento. Com o recorte temático acerca da cultura centro-africana e das religiões de suas matrizes, a edição deste ano conta com três dias de evento (dias 6, 7 e 8 de agosto).

De 06 a 08 de agosto de 2014.

06 de agosto – Quarta-feira

18:00 – Credenciamento

18:30 – Abertura Oficial (Institucional)

19:00 – Conferência de Abertura – “O Fazer-se de Cumbas e Malungos: culturas e identidades centro-africanas no Brasil escravista” (Prof. Dr. Robert Wayne Andrew Slenes – Unicamp)

07 de agosto – Quinta-feira

Palestrantes:

9:30h – Prof.ª Dr.ª Francisca Marques/UFRB

Tema: “Festa da Boa Morte: Ritual, música e performace”

10:30h - Prof.ª Dr.ª Denize Ribeiro

Tema: "Estratégias de Segurança Alimentar entre os Terreiros de Candomblé"

14:30 – Mesa 2: Trajetórias, socialização e pertenças religiosas

Palestrantes:

Ms. Luana Verena Nascimento Machado – “Nas trilhas do poder de senhoras negras” (UFRB).

Bel. Karla Geyb  da Silva Queiroz – “Sobre a pertença de crianças ao Candomblé” (UFRB/ UFBA).

08 de agosto – Sexta-feira

9:30 – Mesa 3: Ritual, pertença, reconhecimento e visibilidade no campo religioso do candomblé

Ms. Marlon Marcos Vieira Passos – “Do congo-angola, do ketu, do jeje-mahi: a irmandade da diversidade ritual dos filhos de uma mesma navalha” (UFBA).

Ms. Nívea Alves dos Santos – “Processos de registro de Terreiros em Cachoeira e São Félix” (UFBA).

14:30 – Mesa 4: Roda de Saberes

Exposição:

Bel. Janailda Santos Vatin: “Oxum é minha mãe: as representações de Oxum na vida cotidiana da Ialorixá Mãe Jacyra do terreiro Filhos de Oxum-BA”. (UFRB)

Bel. Alessandro Cerqueira da Silva “A ‘Nação Angola’ em Maragogipe-BA: uma etnografia da Casa Banda Lecongo de Mãe Quisasse”. (UFRB)

Diálogos:

Dra. Maria Paula Adnolfi/IPHAN

Belª em História e Mestre em Antropologia Social pela USP, Doutoranda em Antropologia pela Vrije Universiteit Amsterdam. Técnica em Ciências Sociais do Iphan na Bahia. Pesquisadora dos temas: religiões afro-brasileiras; políticas culturais; políticas de patrimônio.

Participantes da Mesa:

Ogan Buda de Bobosa – Roça do Ventura (Cachoeira)

Ialorixá Mariá Quisasse – Nação Nagô (São Félix)

Babalorixá Pote de Ogum – Terreiro Ile Axé Ogun Nire (Santo Amaro)

Ebomi Nice – Casa Branca (Salvador)

Comissão Organizada:

Dr. Wilson Penteado – CAHL/UFRB