CAHL realiza evento em homenagem aos 150 anos da Associação Internacional dos Trabalhadores

Seminário quinta-feira, 30 de outubro, no CAHL - Encontro em homenagem aos 150 anos da primeira Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT). O evento acontece no auditório da Fundação Hansen Bahia, Cachoeira. A programação começa a partir das 14h com a exibição e debate dos documentários Surplus, do sueco Erik Gandini, e A Revolta do Buzu, do argentino radicado no Brasil, Carlos Pronzato. O debate será mediado pelo professor do curso de Comunicação Jorge Cardoso Filho-UFRB.

A abertura do Encontro ocorre às 15h30, com a presença de representantes da Reitoria, da direção do CAHL, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas e da APUR.

“Os desafios da AIT e da emancipação da classe trabalhadora” é o tema da mesa. O coordenador da mesa é o professor Bruno Durães, da UFRB e o debatedor é o professor Diogo Valença- da UFRB.

O objetivo central do evento é estimular o conhecimento sobre a importância da AIT e de seu legado, no momento em que se comemora o seu 150º aniversário de fundação. Refletir sobre o passado para pensar o presente e o futuro.

O ciclo de encontros ocorre em diversas universidades brasileiras entre os dias 29 de outubro e 03 de novembro, e é coordenado pelos professores Ricardo Antunes, da Unicamp, e Marcello Musto, da Universidade York, em Toronto, no Canadá. Além da UFRB, o evento será levado às seguintes universidades: USP, Unifesp, UFBA, UFRJ, UFF, UFRGS, UFRN, Unicamp e UFMG.

As inscrições para o evento na UFRB  são gratuitas e podem ser feitas no site do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas da UFRB: www.ufrb.edu.br/gepm.

Mais informações sobre a programação Nacional no site do evento: www.ait150anos.wix.com/ait150anos