Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

I SEMINÁRIO DA REDMULTI – Rede das Escolas Multisseriadas nos Territórios do Campo, das Águas e das Florestas

I SEMINÁRIO DA REDMULTI – Rede das Escolas Multisseriadas nos Territórios do Campo, das Águas e das Florestas, ocorrerá no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no município de Amargosa-Bahia entre os dias 1 e 3 de setembro de 2025. O evento é aberto ao público e inteiramente gratuito.

A REdMulti é uma ação resultante do projeto de pesquisa e extensão Escolas multisseriadas nos territórios do campo, das águas e das florestas: entre precarizações, resistências e protagonismos na garantia do Direito à Educação (REdMulti)”, financiado pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), a partir de debates e proposições conduzidas nesta Secretaria, e em especial pela Diretoria de Políticas de Educação do Campo e Educação Ambiental (DIPECEA), incluindo aquelas surgidas no âmbito da Comissão Nacional de Educação do Campo (Conec).

O projeto é executado/coordenado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo / Mestrado Profissional em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO), em conjunto com outras cinco universidades, a saber: a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com acompanhamento da Dipecea/Secadi/MEC e da Comissão Nacional de Educação do Campo (CONEC). Conta ainda com o apoio do Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec).

O projeto objetiva analisar a realidade das escolas multisseriadas no Brasil, buscando evidenciar suas condições materiais de existência, suas resistências e inovações nos territórios do Campo, das Águas e das Florestas, sistematizando dados, informações, conhecimentos, depoimentos, documentos, etc., em um abrangente relatório que subsidie a elaboração de políticas públicas que assegurem o Direito à Educação pública de qualidade aos povos destes territórios.

Consiste em uma rede de pesquisadores que desenvolve um projeto, que pretende movimentar outras redes, mobilizando assim uma grande rede nacional em torno das escolas multisseriadas nos territórios do Campo, das Águas e das Florestas, objetivando dar evidência à sua existência, às práticas educativas que nelas são efetivadas, considerando seus limites e possibilidades, com a perspectiva de incidir sobre a formulação de políticas educacionais de abrangência nacional mais assertivas para essas escolas nas esferas federal, estadual e municipal.

I SEMINÁRIO DA REDMULTI será realizado no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), instituição que que realiza a coordenação geral do projeto, no município de Amargosa-Bahia, entre os dias 1 e 3 de setembro de 2025, e objetiva debater a temática escolas multisseriadas, socializar as produções parciais do projeto, mobilizar atores diversos visando o seu engajamento na REdMulti, além de planejar as próximas etapas do projeto. O evento contará de mesas-redondas e sessões de relatos de experiências de professores de escolas multisseriadas. Será seguido de planejamento interno da Rede, restrita à equipe de coordenação.

O evento deverá contar, entre os dias 1 e 3 de setembro, com a participação de Prefeitos/as, Dirigentes Municipais de Educação, Conselheiros, representantes de Movimentos Sociais do Campo, das Águas e das Florestas, além de professores/as de escolas multisseriadas, cursistas do Programa Escola da Terra na UFRB, estudantes das licenciaturas em Pedagogia, Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola, dentre outros. Será um marco no movimento nacional de articulação política e acadêmica em torno das escolas multisseriadas, proporcionado pelo projeto da REdMulti.

registrado em:
Fim do conteúdo da página