Evento Externo

Aneledoc Realizará Assembléia No Encontro Nacional De Educação Do Campo

imagem sem descrição.

ANELEDOC REALIZARÁ ASSEMBLÉIA NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

A Articulação Nacional dos/as Estudantes e licenciados/as em Educação do Campo (ANELEDOC) realizará a sua segunda assembléia no Encontro Nacional da Educação do Campo, das Águas e da Floresta, que acontece em Salvador/BA, dias 28 de fevereiro a 03 de março. A primeira aconteceu no V Seminário Internacional de Educação do Campo das Águas e das Florestas e II Seminário por uma Educação do Campo da Região Sul realizado nos dias 17 a 19 de julho de 2023, de forma presencial e on line, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na cidade de Cascavel/PR. A mobilização é intensa para esta segunda assembléia que espera cerca de 200 estudantes e educadores/as dentre os/as 624 inscritos/a e que também elegerá nova coordenação para o período de 2024/2025. Além destes/as 200 mais cerca de 500 pessoas participarão da assembléia de forma on line. Todos/as estes/as estão inscritos para este momento.

Esta organização é fruto da luta coletiva deste segmento desde 2021 e é coordenada por um grupo provisório de estudantes e egressos/as de cinco regiões do país, que atuam de forma voluntária para defender pautas das licenciaturas e mobilizar o debate atual sobre as estratégias que garantam o acesso e a permanência dos/das estudantes do campo, das águas e das florestas nas Instituições de Ensino Superior, sobre a qualidade da formação e também sobre as dificuldades e desafios de inserção profissional que estes/as profissionais encontram após a formação. Nas mais diversas regiões há limites legais e políticos para essa inserção, deste modo a articulação dos/as estudantes fará levantamentos dos entraves e potencialidades existentes nos territórios. O maior problema encontrado é a dificuldade de vagas em concursos e processos seletivos a nível municipal, estadual e federal para os\as licenciados e condições de trabalho.

Durante o evento nacional a Aneledoc pretende criar mecanismos coletivos para fortalecer a mobilização e organização da categoria profissional dos Educadores e Educadoras do Campo em âmbito Nacional, Regional e Estadual, reunindo as mais diversas estratégias adequadas a isso. Bianca Moreira (PA), uma das coordenadoras, destaca que todo trabalho é coletivo, visando as demandas de todas as regiões e afirma que “não há sobreposição de interesses, estamos aqui para pensar as licenciaturas e sua importância para todo país” acrescenta ela. Junto à coordenadora soma-se também Darlene Moraes, Antony José Corrêa, Suellen Estevam, Jabisson Fideles, Tania Paula Servin.

.

Legenda da foto: I Assembléia Nacional dos/as estudantes e licenciados/as em educação do campo, em Cascavel/PR