Abertura Unificada do semestre 2024.1

imagem sem descrição.

PROGRAMAÇÃO (CLIQUE AQUI)

ABERTURA UNIFICADA INTEGRA LICENCIATURA E MESTRADO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

O Mestrado Profissional e a Licenciatura em Educação do Campo farão juntos a abertura do semestre letivo de 2024.1 . A proposta visa criar pautas comuns na defesa das políticas públicas de educação e da reforma agrária e também discutir o processo de formação de professores desde a graduação até a pós-graduação. A programação começa dia 04 de março e vai até dia 08 e acontecerá no auditório do Colégio Pedro Calmon, na sala 07 e na sala 101 do Centro de Formação de Professores em Amargosa.

Para a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Drª Lanna Cecília Lima de Oliveira “as ações coletivas, como a abertura unificada, além de ser um momento que permite a integração entre os discente e docentes, é uma oportunidade de fortalecer os vínculos na Educação do Campo e apontar o mestrado enquanto uma possibilidade real da continuidade da vida acadêmica aos estudantes da Licenciatura a partir do desenvolvimento de pesquisas que contribuam com seus territórios, sobretudo com a formação de professores do campo” termina ela. A Vice- Coordenadora do PPGEDUCAMPO, Drª Terciana Vidal Moura concorda com a docente e acrescenta que “a pesquisa em educação do campo tem entrado para o rol daquelas mais importantes na educação, gerando pesquisadores/as relevantes na elaboração e defesa das políticas públicas, por isso precisamos fortalecer as relações entre graduação e pós-graduação e apontar perspectivas para a educação nas nossas regiões” diz Moura, “nosso mestrado entende que uma relação mais permanente e orgânica com a licenciatura qualifica nossa formação e expande a pesquisa, por isto estamos dispostos/as a construir juntos/as”, diz ela .

Durante os quatro dias os/as discentes e egressos/as participarão de mesas e debates sobre a pesquisa na pós-graduação e a formação de professores, ouvindo a experiência de discentes e egressos/as; discutirão a organicidade na educação do campo; avaliarão o curso de mestrado na perspectivas dos/as diversos/as integrantes, dentre outros temas. O ponto alto da programação fica por conta da palestra da drag queen e ativista LGBTQIAPN+, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Ruth Venceremos! A palestrante também é mestre em educação pela UNICAMP. Ela falará dia 06 de março, no auditório do Colégio Pedro Calmon, sobre a experiência em ser educador/a no campo na perspectiva da raça, gênero e classe.

A abertura será também um espaço de acolhida aos/as novos/as estudantes, contando com místicas e programação cultural. Segundo uma das organizadoras, Drª Selidalva Gonçalves, professora da educação do campo e também egressa do PPGEDUCAMPO, “essa é uma das ações que está vinculada ao Seminário Integrador IV da Licenciatura em Educação do Campo que tratará da pesquisa, formação de professores e função social da escola do campo”, continua ela “é importante acolhermos os/as nossos/as estudantes já discutindo os fundamentos filosóficos que sustentam a formação dos/as educadores/as do campo, discutindo organicidade e a necessidade de inserção nos grupos de estudos e pesquisas que nos apresentam fundamentos teóricos superadores das contradições enfrentadas no campo brasileiro.”