Encontro Nacional Educação do Campo, das Águas e Florestas

ENCONTRO NACIONAL AVALIA POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO CAMPO

Acontece entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março de 2024, o Encontro Nacional da Educação do Campo, das Águas e da Floresta, em Salvador/BA. São esperadas 624 pessoas para o evento, 67 da região Centro Oeste; 107 da Região Norte; 226 da Região Nordeste, sendo 79 pessoas da Bahia e 50 vindos de Alagoas e Sergipe; 85 da Região Sul, 83 da Região Sudeste. Também contará com 56 monitores/as.

Os/as participantes avaliarão as políticas e ações de Educação do Campo no Brasil, especialmente aquelas relacionadas à formação inicial e continuada de professores/as e as que estão no âmbito da educação profissional dos cursos ofertados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PRONERA), que completa 25 anos. Nos debates que acontecem após as mesas serão discutidas as ações de formação das Licenciaturas em Educação do Campo, inclusive avaliando também os avanços e desafios da inserção dos/as egressos/as destes cursos no campo profissional e as ações de formação continuada do Programa Escola da Terra nas escolas de educação básica das redes estaduais e municipais. Os debates podem e devem “apontar os limites e possibilidades da educação profissional e tecnológica em diálogo com as demandas dos povos do campo, das águas e das florestas, a partir dos cursos ofertados pelo PRONERA, pelas Escolas Famílias Agrícolas, pelos Institutos Federais, etc.”, diz Silvana Lima, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do Mestrado Profissional em Educação do Campo, “esperamos um grande encontro de avaliação das políticas e do percurso vivenciado pela educação do campo, com proposições feitas pelos povos do campo, profissionais e membros dos movimentos sociais do campo”, termina ela.

O Encontro é organizado pelo Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC), pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PRONERA/INCRA/MDA) e pela Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Ambiental (DIPECEI) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC) e pela Articulação Nacional dos Estudantes e Licenciaturas em Educação do Campo (ANELEDOC). Tem apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do governo do estado da Bahia. As plenárias acontecem no Centro de Cultura Cristã da Bahia, no bairro Costa Azul.