Componentes e Atividades Curriculares

A estrutura curricular do Curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo, redefinida com base na Resolução CONAC/UFRB n. 49/2013, está organizada em Componentes Curriculares e Atividades Curriculares.

Os Componentes Curriculares são matérias acadêmicas que compõe o itinerário curricular do Curso, com creditação e carga horária pré-definida. Segundo o Regimento Interno do PPG EDUCAMPO, os componentes curriculares do curso dividem-se em Obrigatórios e Optativos.

Componentes Curriculares Obrigatórios são aqueles definidos como indispensáveis no âmbito do programa, com vistas a oferecer formação mínima para a abordagem de questões centrais no âmbito de um curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo. São oferecidos três componentes curriculares obrigatórios no PPG EDUCAMPO: a) Concepções e Princípios da Educação do Campo; b) Pesquisa em Educação do Campo; c) Elaboração de Produtos Tecnológicos Inovadores em Educação do Campo. Estes três componentes perfazem um total de dez (10) créditos.

Os Componentes Curriculares Optativos são aqueles definidos nas Linhas de Pesquisa, caracterizando um campo de estudo mais específico no âmbito do Programa. Consistem em matérias acadêmicas que podem ser escolhidas pelo(a) mestrando(a), considerando os seus interesses temáticos e o objeto de estudo de seu Trabalho de Conclusão Final de Curso (TCFC).  São oferecidos vários Componentes Curriculares Optativos no âmbito das Linhas de Pesquisa do PPGEDUCAMPO, devendo o(a) mestrando(a) cumprir o mínimo de dez (10) créditos no âmbito da linha em que está matriculado(a). Além disso, o(a) mestrando(a) pode cursar Componentes Curriculares Optativos de Domínio Conexo e Complementares, que são aqueles que não pertencem ao campo específico de estudo, ou seja à Linha de Pesquisa, e que são considerados convenientes ou necessários para complemento da formação do discente, apresentando caráter facultativo.

– Componentes Curriculares Obrigatórios. Total exigido: 10 (dez) créditosAlém dos Componentes Curriculares Obrigatórios e Optativos acima referidos, o(a) estudante matriculado(a) no Curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo deve cumprir um conjunto de Atividades Curriculares, que são atividades obrigatórias no âmbito do PPG EDUCAMPO, em atendimento à Resolução CONAC/UFRB n. 49/2013.

ComponenteStatus
Área de Concentração: COMUM AS OUTRAS ÁREAS
SCFP639 - ORGANIZAÇÃO DO TABALHO PEDAGÓGICO - 51h Optativa
SCFP640 - DIDÁTICA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NAS CLASSES MULTISSERIADAS - 34h Optativa
SCFP641 - FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO - 34h Optativa
SCFP642 - POLÍTICAS PÚBLICAS E AS ESCOLAS DO CAMPO - 34h Optativa
SCFP643 - TRABALHO E EDUCAÇÃO DO CAMPO - 51h Optativa
SCFP644 - EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO - 34h Optativa
SCFP645 - COOPERATIVISMO E O PROJETO POPULAR PARA A AGRICULTURA CAMPONESA - 34h Optativa
SCFP646 - CULTURAS, SUJEITOS, CONTEXTOS DO CAMPO - 51h Optativa
SCFP647 - DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E CONFLITOS SOCIAIS NO CAMPO - 51h Optativa
SCFP648 - FUNDAMENTOS DA ECONOMIA POLÍTICA - 17h Optativa
SCFP804 - ESTUDOS FEMINISTAS E A EDUCACAO DO CAMPO - 51h Optativa
SCFP805 - TOPICOS ESPECIAIS EM EDUCACAO DO CAMPO I - 51h Optativa
SCFP806 - TOPICOS ESPECIAIS EM EDUCACAO DO CAMPO II - 51h Optativa
SCFP635 - CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - 68h Obrigatória
SCFP636 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - 51h Obrigatória
SCFP638 - PRODUTOS TECNOLOGICOS EM EDUCACAO DO CAMPO - 51h Obrigatória
SCFP649 - PESQUISA ORIENTADA - 34h Obrigatória
SCFP650 - QUALIFICAÇÃO - 34h Obrigatória
SCFP807 - DOCENCIA NO ENSINO SUPERIOR - 0h Obrigatória
SCFP808 - EXAME DE PROFICIENCIA EM LINGUA ESTRANGEIRA - 0h Obrigatória
SCFP809 - TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO - 51h Obrigatória

Conclusão do curso

Considerando a distribuição apresentada acima, para obter o título de Mestre em Educação do Campo, o estudante deve cumprir um total de vinte e oito (28) créditos, sendo:

- Dez (10) créditos com os Componentes Curriculares Obrigatórios;

- Dez (10) créditos com os Componentes Curriculares Optativos, escolhidos entre os ofertados no âmbito da linha à qual está matriculado;

- Oito (8) créditos com as Atividades Curriculares Obrigatórias.