Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Histórico

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do Campo (PPG Educampo) foi criado durante o ano de 2012 como fruto de diversas ações de Educação do Campo realizadas no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa.

Desde o ano de 2007 – um ano após a criação do CFP/UFRB – atentos às demandas por formação específica para a temática Educação do Campo que atinge o entorno do CFP e abrange todo o território nacional, docentes desta Universidade tem realizado um conjunto de ações que hoje se articulam em torno de um Projeto de Educação do Campo expresso na oferta de quatro (4) cursos de graduação (Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias, sediado no CFP/Campus Amargosa; Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Exatas e da Natureza, sediado no CETENS/Campus Feira de Santana; Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação do Campo e das Águas, financiado pelo PARFOR e sediado no CETENS/Campus Feira de Santana; Bacharelado em Tecnólogo em Agroecologia, sediado no CFP, com aulas ofertadas também na Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE), município de Monte Santo-BA); um (1) curso de pós-graduação lato sensu (a Especialização em ‘Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro’), sediado no CFP; e um curso de pós-graduação stricto sensu, que oferece o curso de ‘Mestrado Profissional em Educação do Campo’, também sediado no CFP.

Estes cursos são originários de atividades desenvolvidas na graduação e na pós-graduação lato sensu, nos grupos de pesquisa, nos projetos de ensino, pesquisa, extensão, iniciação à docência (Pibid) e educação tutorial (PET), na realização de distintos eventos, nas diversas orientações de TCC e publicações acadêmicas. O acúmulo realizado nestas experiências permitiu a criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do Campo Mestrado Profissional em Educação do Campo (PPG Educampo), que foi aprovado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRB em 22/05/2012, autorizado pela CAPES durante a Reunião 139ª. Reunião CTC/ES (24 a 28/09/2012), reconhecido pelo Parecer CNE/CES n. 250/2014 e homologado pela Portaria do Ministério da Educação n. 187 de 6/3/2015 (DOU de 9/3/2015, Seção 1, p. 11). T

O programa oferece o curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo, único na área no Brasil até a atualidade. Foi o quinto Programa de Pós-Graduação em Educação implantado no estado da Bahia, sendo o segundo localizado no interior do estado. Seu primeiro processo seletivo ocorreu no segundo semestre de 2012 e a primeira turma iniciou suas atividades em 18/03/2013. 

Fim do conteúdo da página