Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

O Mestrado Profissional em Educação do Campo possui um Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão (Sala 101) destinada às atividades acadêmicas do Programa. O Laboratório Educampo tem por objetivo abrigar as atividades dos grupos de pesquisa coordenados pelos docentes do curso, sendo um espaço privilegiado de aulas do Programa. Permite aos docentes e discentes participar, elaborar e fazer a coordenação dos projetos de ensino, pesquisa, extensão e políticas afirmativas, bem como, trocar experiências, leituras, reflexões. A sala é equipada com computadores conectados à Internet, duas impressoras, bancadas e dois armários. O Laboratório Educampo é de uso exclusivo das atividades ligadas à Educação do Campo na UFRB. Considerando os objetos de pesquisa dos discentes e docentes ligados ao curso, o trabalho de campo e o estudo do meio, bem como as próprias escolas, tem proporcionado Laboratórios Vivos, onde a própria realidade objetiva é o local de realização de experiências e pesquisas. As Escolas Famílias Agrícolas com toda uma infra-estrutura produtiva, por exemplo, são espaços privilegiados de investigação seja para quem as estudas, seja para quem pesquisa o tema Agroecologia. O mesmo acontece com as demais escolas, secretarias de Educação, bases física dos movimentos sociais e sindicais, etc. Mas, cabe destacar que ainda necessitamos de laboratórios e equipamentos que permitam a editoração dos produtos resultantes das pesquisas. Para resolver a questão, estamos buscando parcerias com outros Centros de Ensino dentro da universidade.

O Centro de Formação de Professores da UFRB possui dois laboratórios de informática possuindo, cada um, 25 (vinte e cinco) computadores. Todos são conectadas à rede mundial de computadores. Como base de apoio, temos ainda o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) amplamente equipado com computadores e software educacionais específicos para análise de dados. Na sala dos professores temos cinco computadores e uma impressora. Na sala da Coordenação do Colegiado do Programa temos três computadores, um nootbook, duas impressoras, um scanner, uma máquina de xerox e três armários. Além disso, cada docente possui um gabinete, dividido com um de seus pares e destinado ao desenvolvimento das atividades docentes, em especial para leituras, planejamento e orientações dos discentes. Cada gabinete é equipado com mesa individual, armário coletivo, computador individual e uma impressora.

O Sistema de Bibliotecas da UFRB é composto por seis espaços: a Biblioteca Central (campus de Cruz das Almas/BA) e mais cinco bibliotecas setoriais nos campi situados nos municípios de Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Santo Amaro e Amargosa (sede deste Mestrado). O acesso ao Sistema de Bibliotecas UFRB é feito via Pergamum Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), informatizado, o qual permite o gerenciamento de materiais bibliográficos e documentais. Em termos estruturais, a Biblioteca Setorial do CFP é moderna e atende às necessidades dos seus usuários possuindo quatro setores: acervo de livros e periódicos; acervo de multimídias; sala de processamento técnico e administração. Para receber seus usuários disponibiliza uma área de estudos que dispõe de 13 (treze) cabines individuais para estudos, de guarda-volumes e de 16 (dezesseis) computadores conectados à internet banda larga. O dimensionamento da atual Biblioteca do CFP se configura como a seguir: uma sala de acervo com 147m², área de estudo com 39m², setor de atendimento instalado em um espaço com 7m², videoteca de 7m², copa com 12m², espaço para circulação de 10m², depósito com 11m², sala estudo perfazendo 38m², sanitários totalizando 30m², setor de administração da Biblioteca com 33m², complementado pela área técnica, que é de 33m². A universidade planeja a construção de um prédio exclusivo para Biblioteca do CFP em um espaço de 389.66m². A equipe de apoio da Biblioteca do CFP conta atualmente com dois Bibliotecários; dois Assistentes Administrativos e quatro servidores terceirizados para atendimento. Em termos quantitativos, o acervo atual do Sistema de Bibliotecas da UFRB já ultrapassa os 71.095 exemplares e 1.670 periódicos. Na Biblioteca Setorial do CFP temos 30.741 exemplares cobrem a área de Ciências Sociais e Humanidades. No acervo a Biblioteca possui 1.655 títulos, totalizando 14.715 exemplares de livros e 284 materiais. Destes, 1.200 exemplares foram adquiridos pelo curso de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro, realizado no CFP entre 2011 e 2013, mediante o apoio financeiro do CNPq e do Ministério das Ciências e Tecnologias - MCT, que permitiu a aquisição de 168 (Cento e sessenta e oito) novos títulos, distribuídos em diversas temáticas pertinentes à Educação do Campo. É fundamental destacar que a Biblioteca Central, a biblioteca do CETENS e a Biblioteca Setorial do CFP possuem outros títulos relacionados à temática proposta por este Programa e pelos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Muitos dos novos títulos se encontram em fase de catalogação. O PPG Educampo está montando seu próprio acervo de Trabalhos de Conclusão Final de Curso (TCFC).

O PPGEducampo conta ainda com a Residência Universitária da Educação do Campo, um espaço alugado pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), para abrigar os estudantes da Educação do Campo oriundos de outros municípios e matriculados em cursos do CFP. Esta Residência, situada em local relativamente próximo do CFP, possui 19 apartamentos, uma cozinha coletiva provida de equipamentos industriais, uma grande área de convivência e uma área de serviço, distribuídas em um prédio de três pavimentos. Cada apartamento possui cinco cômodos: sala, cozinha, área de serviço, banheiro e quarto. Cada quarto comporta 4 beliches com capacidade para 8 hóspedes. Parcerias e articulações feitas por estudantes da Licenciatura em Educação do Campo contribuíram para que muitos destes apartamentos sejam dotados de mesas, cadeiras, TV, fogão, geladeira, etc. Esta Residência Universitária é dotada de acesso à Internet, gratuita, em alta velocidade, facilitando assim a conexão digital dos estudantes. Os alunos do PPGEducampo oriundos de outros municípios também utilizam este espaço, que é coordenado pela PROPAAE e gerido pela auto-organização dos estudantes.    

Fim do conteúdo da página