Fechar
Evento

VIII Simpósio Brasileiro de Restinga e o II Workshop PPBIO Restinga Rede Beira-Mar

05/11 a 08/11

Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia - Porto Seguro

Acessar Site do Evento

O Centro de Formação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Sul da Bahia tem a honra de receber o VIII Simpósio Brasileiro de Restinga e o II Workshop do PPBIO Restinga Rede Beira-Mar. O Simpósio Brasileiro de Restinga é um evento bienal que acontece desde 2011 e será realizado pela primeira vez na região Nordeste.

Este Simpósio é de grande relevância para pesquisadores, gestores e profissionais que atuam nesse ecossistema, especialmente nas áreas de biodiversidade, ecologia, geociências, turismo e conservação nos ecossistemas costeiros. O evento reúne especialistas que irão discutir os desafios e avanços científicos relacionados à conservação da Restinga, ecossistema que abriga ambientes de extrema importância para a biodiversidade e as comunidades à beira mar, e que vem sendo diretamente impactado pelas ações antrópicas e mudanças climáticas.

Este ano, o VIII Simpósio ocorrerá juntamente com o II workshop PPBIO Restinga Rede Beira-Mar. O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBIO) é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que busca analisar a biodiversidade de forma padronizada em todos os Biomas do Brasil. O PPBIO Restinga Rede Beira-Mar desenvolve pesquisas nos Estados da Bahia e Espírito Santo e é formado por 15 instituições e mais de 60 pesquisadores, além das comunidades parceiras que ocupam territórios dentro ou no entorno das Unidades de Conservação estudadas em oito sítios de pesquisa ligados ao Projeto.

O termo Restinga é utilizado para designar as planícies e dunas arenosas formadas no período Quaternário presentes no litoral brasileiro e ocupadas por diferentes formas de vegetação estabelecidas sobre esses solos arenosos. A Restinga presta serviços ecossistêmicos fundamentais à humanidade, como a proteção da costa contra erosão, e também abriga espécies endêmicas e processos ecológicos importantes e ainda pouco conhecidos.

O subtema "Avanços e perspectivas no conhecimento da Restinga" foi pensado para reunir informações relevantes das pesquisas realizadas em diferentes áreas do conhecimento a fim de se buscar soluções sustentáveis através das perspectivas que se projetem nos debates realizados durante o evento que trata de tão belo, importante e ameaçado ecossistema.

A Bahia é o estado com a maior costa litorânea do Brasil, com mais de 1.100 km de extensão em 53 municípios. A cidade de Porto Seguro possui cerca de 70km de belas praias e pontos históricos que atraem turistas de várias partes do Brasil e do mundo. O município tem sua história ligada à própria história do Brasil, com a chegada dos portugueses no ano de 1.500. A história e monumentos naturais fazem de Porto Seguro um lugar especial para moradores e visitantes. Por isso, esperamos que nossos congressistas estejam ainda mais motivados a contribuir com os avanços e perspectivas nos conhecimentos sobre a Restinga, aproveitando para vivenciar experiências únicas nessa maravilhosa região do Brasil.

Para representar o VIII Simpósio e o II Workshop foi escolhida a espécie Protium bahianum. Essa espécie é uma árvore endêmica da Restinga nordestina, com ocorrência em Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.  O epiteto da espécie "bahianum" foi utilizado pelo cientista Douglas Daly (NYBG) em 1991 em homenagem ao estado no qual a amostra analisada por ele se revelou nova para a Ciência. A procedência original é do município de Belmonte/BA.

É conhecida popularmente como "amescla-da-praia" e suas folhas, frutos e seiva possuem aroma característico. Sua seiva escorre do tronco e é utilizada por comunidades tradicionais como incenso e para outros fins medicinais e espirituais.  Essa planta é bioindicadora de área preservada de Restinga quando as árvores apresentam-se com mais de 2m de altura, podendo chegar até 25m.

Pouco se sabe sobre a biologia dessa espécie, mas ela já se encontra ameaçada de extinção devido a destruição de seus habitats. Por isso, Protium bahianum faz parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção através do PAN Hileia Baiana. Diante de sua importância ecológica, social e econômica, bem como por seu grau de ameaça, a espécie Protium bahianum foi escolhida para representar a Restinga em nosso VIII Simpósio Brasileiro de Restinga.

Evento publicado em: 18/09/2025

Na dúvida, fale conosco!