Fechar

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

replica rolex

Página inicial Notícias UFRB consolida o quadro docente do seu processo de implantação

UFRB consolida o quadro docente do seu processo de implantação

16/12/08 07:50 , 13/01/16 15:34 | 4261
A UFRB chegará ao segundo semestre de 2009 com cerca de 520 docentes concursados.

Nota do Reitor Paulo Gabriel Nacif

'O Governo Federal autorizou a realização de concurso público num quantitativo de vagas docentes (236 vagas) que permitirá a UFRB atingir nos próximos meses a consolidação do quadro de professores previsto para o processo de implantação e que, a princípio, só deveria ocorrer no período de 2010/2011. Com isso a UFRB chegará ao segundo semestre de 2009 com cerca de 520 docentes concursados. Adicionalmente foram autorizados mais 14 vagas para concurso docente do Programa REUNI e mais uma vaga específica para contratação de um professor da área de educação a distância.

A Lei 11.151 de 31 de julho de 2005 que criou a UFRB determinava que o quadro docente da universidade ao final da implantação (2010/2011) seria de 444 docentes. Atingimos esse número e conquistamos um acréscimo importante sobre ele, após intensa negociação com o MEC. Ressalte-se que o processo de implantação não envolve o REUNI, programa que prevê a contratação de mais 100 docentes (20 para cada Centro de Ensino da UFRB).

Para essa conquista a participação da comunidade acadêmica foi decisiva: a dedicação dos docentes, técnico-administrativos e estudantes, compreendendo o nosso momento histórico, atuando com críticas e ação qualificada e proativa (aquela que visa antecipar futuros problemas, necessidades ou mudanças).

Considerando o Programa de Implantação, os Centros de Ensino fora de sede (CAHL, CFP e CCS) atingirão 100 docentes concursados ainda em 2009, o CETEC terá 80 docentes e o CCAAB 137 professores. Tais números serão ampliados nesse mesmo ano com o início dos concursos docentes para o Programa REUNI.

A essa conquista corresponde uma responsabilidade que deveremos responder em curto prazo e cujas repercussões serão imensas para o projeto da UFRB: a definição das áreas dos concursos, considerando, notadamente:

a) Os cursos de graduação e pós-graduação que oferecemos e aqueles que estão planejados;

b) Componentes curriculares que integralizam tais cursos;

c) Vagas oferecidas;

d) Aproximação da relação aluno/professor de 18/1.

Sabemos que o caminho da consolidação do projeto de uma universidade é longo, mas a conquista de vagas docentes sempre foi colocada como uma prioridade do nosso reitorado, afinal tais contratações significam em grande parcela a consumação da concretude qualificada do fato institucional irreversível. A isso, evidentemente, deve ser somado, também pela sua importância, o quadro de servidores técnico-administrativos, cujo empenho para a ampliação continua no nosso foco de prioridade. Adicionalmente, é indispensável as condições materiais e um ambiente institucional sólido que estimule a permanência desses profissionais e seja atrativo aos estudantes.

Com estima,

Paulo Gabriel Soledade Nacif
Reitor

Na dúvida, fale conosco!