Quando se pensa no Carnaval de Salvador, a primeira imagem que costuma vir à mente é a da alegria que toma conta das ruas. Mas, por trás da maior festa popular do país, milhares de trabalhadores(as) garantem o funcionamento do evento em condições historicamente marcadas pela informalidade. É nesse contexto que a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promove a capacitação de cerca de 3,6 mil ambulantes, por meio de uma iniciativa inédita voltada à qualificação profissional e à promoção de direitos. A ação é resultado de uma parceria com a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), e a Universidade Livre do Brasil (Unilivre-BR), com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),
A iniciativa, intitulada ‘No Corre da Folia’, faz parte do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), do MTE, e tem como objetivo estruturar, operacionalizar e executar ações de capacitação e treinamento profissional para ambulantes do Carnaval de Salvador.
A UFRB participa como executora do projeto, por meio do grupo de pesquisa Diversifica: Inclusão, Diversidade e Educação, que atua no monitoramento de políticas públicas, na formação de recursos humanos e na produção de conhecimentos voltados à inclusão, diversidade e justiça social. No ‘No Corre da Folia’, o Diversifica/UFRB foi responsável pela concepção pedagógica, planejamento e execução das ações formativas, articulando inclusão, diversidade e trabalho digno no contexto do Carnaval.
Segundo a professora da UFRB e pesquisadora do Diversifica, Aline Lima, a universidade atuou desde a identificação do público, especialmente ambulantes que trabalham no Carnaval e na Festa de Iemanjá, até a articulação com os parceiros institucionais.
“A UFRB participou da criação do nome do projeto, da definição do público, do diálogo com a Prefeitura de Salvador, o Governo do Estado e o Ministério do Trabalho e Emprego. A partir disso, construímos o conteúdo da cartilha, a identidade visual, além de viabilizar a impressão e a distribuição do material. Todo o conteúdo foi discutido coletivamente, com o objetivo de dialogar com a realidade desses trabalhadores”, explica Aline.
A cartilha informativa produzida pelo Diversifica/UFRB foi apresentada durante o aulão realizado no dia 28 de janeiro, na Arena A Tarde, em Salvador. Na ocasião, os(as) trabalhadores(as) receberam orientações sobre direitos e deveres, organização do trabalho, pontos de hidratação, locais de recarga de máquinas de cartão, além de outras informações essenciais para o exercício da atividade durante a festa. Também houve a distribuição de kits aos participantes, contendo camisa, cartilha e folder informativo.
A ambulante Clésia, que atua no circuito Barra-Ondina, celebrou as mudanças que devem melhorar suas condições de trabalho. “Estou muito animada e feliz com o que foi apresentado aqui: o kit completo e o local de entrega mais próximo do circuito, mas, principalmente, as facilidades com transporte e alimentação gratuitos, além do apoio para nossas crianças, porque a gente precisa trabalhar”, afirmou em entrevista à Assessoria de Comunicação do projeto.
Ação extensionista
Para a coordenação do projeto, a participação da UFRB no ‘No Corre da Folia’ representa um marco institucional ao fortalecer a aproximação da universidade com os(as) ambulantes. “O projeto surge da necessidade de fortalecimento dos(as) trabalhadores(as) do Carnaval e com ele, a UFRB se aproxima de um público que, até então, não estava no nosso campo de atuação direta. Essa é uma interface importante da nossa extensão universitária e uma oportunidade de contribuir para a transformação social”, destaca Aline Lima.
Outros passos do ‘No Corre da Folia’
Além do aulão realizado em janeiro, o projeto prevê outras etapas de formação. Ao todo, o curso terá 20 horas de duração, sendo 8 horas concentradas no aulão inicial e outras 12 horas complementares após o Carnaval, incluindo 4 horas de formação em informática.
Ao final da formação, os(as) ambulantes receberão certificado emitido pela UFRB, que garantirá pontuação adicional no processo de credenciamento para o próximo Carnaval de Salvador.
Confira mais informações do projeto, seguindo o ‘No Corre da Folia’ nas redes sociais e conheça o trabalho do Diversifica: Inclusão, Diversidade e Educação visitando a página do grupo.