Quantas riquezas e saberes culturais estão presentes no território do Recôncavo Baiano? Partindo dessa reflexão, um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) resultou na criação do Mapa Interativo Territórios de Saberes, uma iniciativa voltada ao mapeamento, registro e valorização das comunidades tradicionais do município de Maragogipe. O projeto teve como objetivo a construção de um material didático digital, que poderá ser utilizado pelas escolas da rede pública local, fortalecendo o vínculo entre educação, território e saberes populares.
O Mapa Interativo Territórios de Saberes reúne informações sobre dez comunidades tradicionais de Maragogipe: Ponta do Souza, Coqueiros, Nagé, Santo Antônio da Aldeia, Giral Grande, Guaruçu, Gueren, Tabatinga, São Roque do Paraguaçu e Enseada do Paraguaçu. Durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, as comunidades mapeadas atuaram como parceiras fundamentais, contribuindo com relatos, memórias, saberes e experiências.
Ao acessar o mapa, o usuário encontra conteúdos como textos didáticos, sequências pedagógicas, galerias de fotos e mini documentários produzidos a partir de escutas, entrevistas e vivências realizadas junto às populações locais.
Além de funcionar como um recurso educativo, o mapa também serve como uma ferramenta de memória e valorização da cultura viva do território. “É um espaço de diálogo e de fortalecimento das vozes comunitárias, reafirmando a importância da ancestralidade e da diversidade para a construção de um futuro mais justo e inclusivo”, afirma Danilo Fé, coordenador do projeto e servidor técnico-administrativo do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).
Danilo conta que a escolha por Maragogipe está diretamente ligada à origem da proposta. “O projeto nasceu a partir de uma demanda apresentada por Edvalda Lima dos Santos e Genilson Nery, egressos da UFRB e professores do município, que procuraram a universidade para discutir a possibilidade de desenvolvimento de ações afirmativas e materiais didáticos voltados à realidade local”, explica. A partir desse diálogo, a direção do CAHL acolheu a ideia e incentivou a formação de uma equipe para a execução da iniciativa.
Desenvolvido entre os meses de março e dezembro deste ano, o projeto teve como diferencial ter sido conduzido integralmente por servidores técnico-administrativos da UFRB, com a participação de estudantes da universidade e representantes da Secretaria de Educação da Bahia e da Prefeitura de Maragogipe, instituições parceiras. “Quando surgiu a oportunidade de formar a equipe, optei por trabalhar exclusivamente com técnicos, como forma de destacar o protagonismo da nossa categoria, e acredito que conseguimos”, destaca o coordenador.
O Mapa Interativo Territórios de Saberes foi lançado oficialmente no dia 18 de dezembro, em evento realizado na Fundação Vovó do Mangue, em Maragogipe, e está disponível para acesso no endereço: www.territoriosdesaberes.com.br.
Acompanhe as ações do projeto, seguindo o perfil do Território de Saberes no Instagram e no Youtube.