Fechar
Página inicial Notícias UFRB firma parceria com o MDS para implantação de cuidoteca no Campus de Amargosa
Permanência

UFRB firma parceria com o MDS para implantação de cuidoteca no Campus de Amargosa

16/12/25 08:56 , 16/12/25 08:56 | 330
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) firmou acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família, para a implantação de uma cuidoteca. O espaço será destinado ao acolhimento e cuidado de crianças dependentes de estudantes e servidores da universidade, fortalecendo as ações de permanência e inclusão no ensino superior.

A Cuidoteca da UFRB será instalada no Centro de Formação de Professores (CFP), no campus de Amargosa, e atenderá crianças com ou sem deficiência, com idades entre três e 12 anos. O objetivo é que o ambiente seja um espaço acolhedor, seguro e devidamente equipado, contando com monitores preparados para receber as crianças da comunidade universitária e oferecendo atividades lúdicas e recreativas. O funcionamento ocorrerá durante o período de atividades acadêmicas, no turno noturno, com o desenvolvimento de atividades educativas sob supervisão pedagógica.

Segundo Rafaela Lima, coordenadora da Coordenadoria de Políticas Afirmativas (COPAF) da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), a iniciativa representa um avanço na Política Nacional de Cuidados e fortalece a política de permanência da UFRB ao reconhecer a necessidade de condições concretas para conciliar a vida acadêmica, o trabalho e as responsabilidades de cuidado. Segundo ela, a criação da cuidoteca enfrenta um dos principais fatores de evasão no ensino superior: a sobrecarga de cuidado, que impacta sobretudo mulheres-mães, estudantes responsáveis por crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Ao oferecer um espaço público, gratuito e seguro para o acolhimento de crianças, ampliamos a noção de permanência na UFRB para uma perspectiva mais integral e cuidadora. A Cuidoteca contribuirá para a promoção da equidade e para o sucesso acadêmico”, destaca Rafaela.

A coordenadora explica que a escolha do CFP para sediar a cuidoteca está relacionada a um mapeamento realizado pela COPAF sobre iniciativas de parentalidade na universidade, que identificou experiências exitosas no campus, como o projeto Cirandas que tem como principal objetivo conciliar as atividades acadêmicas das mães universitárias, oferecendo um espaço de cuidado compartilhado para seus filhos e filhas, a partir de uma perspectiva coletiva. Os monitores e monitoras da cuidoteca serão estudantes de graduação do próprio Centro.

A UFRB deverá publicar, em breve, edital com as orientações para a inscrição das crianças no serviço, válido ao longo do ano letivo. 

Cuidoteca

A cuidoteca é uma oferta pública que integra o Plano Nacional de Cuidados, Brasil que Cuida, a partir da lógica de corresponsabilidade social entre o Estado e a família, olhando, ao mesmo tempo, para quem cuida e quem requer cuidado. Sua implementação se fundamenta na Lei nº 15.069/2024, que institui a Política Nacional de Cuidado - PNaC e o Decreto nº 12.562/2025, cujas normativas estão em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), com o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016) e a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015).

Na dúvida, fale conosco!