Fechar
Página inicial Notícias Projeto da UFRB amplia horizontes e aproxima estudantes da educação básica da universidade
Extensão

Projeto da UFRB amplia horizontes e aproxima estudantes da educação básica da universidade

02/12/25 14:16 , 02/12/25 15:59 | 126
imagem sem descrição.

Uma experiência única de contato direto com a vida acadêmica. Esse é o objetivo do projeto Caminhos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que já recebeu 1.652 estudantes de 21 cidades em apenas dois anos de atividade. A iniciativa permite que escolas agendem visitas guiadas à universidade, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer laboratórios, museus e outros espaços de pesquisa. Entre os locais mais visitados estão o Hospital Veterinário, o Herbário HURB, o Laboratório de Zoologia e o Laboratório de Química.

O projeto surgiu quando as servidoras Miriam Ferreira, Alana Magalhães e Barbara Silva perceberam professores da rede básica de ensino circulando pelos corredores da Universidade sem orientação. Com isso, elas começaram a esboçar o Caminhos UFRB, que busca aproximar estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da realidade universitária. “Alunos que participaram do projeto no ano passado já estão hoje matriculados na universidade. O projeto despertou o interesse deles pela UFRB”, conta Barbara Silva, coordenadora da iniciativa.

caminhos2

No dia 26 de novembro, um grupo de 40 estudantes do Colégio Estadual Antonio dos Santos Paim, de Oliveira dos Campinhos, em Santo Amaro, participou de uma visita guiada. Para Beatriz Evangelista, aluna do Ensino Médio, a experiência foi transformadora: “Foi uma experiência nova, que eu nunca tinha vivido. Estar aqui na universidade me ajudou a pensar sobre a minha futura profissão”, disse.

A professora Teresa Cristina Rebouças, que acompanhou o grupo, conta que sempre procura projetos que aproximem os alunos da universidade e destaca que o projeto Caminhos UFRB faz com que os alunos se familiarizem com a pesquisa e conheçam as políticas de permanência. “Conhecemos as dificuldades de estudantes da zona rural, que muitas vezes não têm perspectiva. Eles precisam entender que a universidade é possível e é deles”, afirma.

caminhos3

Sobre o projeto

Lançado em agosto de 2023 pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e executado pelo Núcleo de Educação e Ações Comunitárias, o Caminhos UFRB tem como objetivo incentivar estudantes da educação básica a conhecerem e se prepararem para ingressar na universidade, mostrando que a UFRB é uma oportunidade acessível, gratuita e de qualidade para dar continuidade aos estudos.

As visitas podem ser agendadas por meio de formulário online, com pelo menos oito dias de antecedência, e acontecem de segunda a quarta-feira, nos turnos matutino (8h30 às 12h) e vespertino (13h30 às 17h).

Na dúvida, fale conosco!