Onze estudantes do curso de Comunicação Social- Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram aprovados na primeira fase do 2º Edital da Academia LED | Jornalismo Globo na Universidade- etapa Nordeste. Entre os 246 selecionados, 92 são do estado da Bahia.
A iniciativa, realizada pelo Movimento LED — parceria entre a Globo e a Fundação Roberto Marinho, — busca incentivar estudantes de jornalismo e da área de comunicação a produzirem pautas inovadoras. Nesta edição, a Academia LED | Jornalismo Globo na Universidade traz como tema “Inovação nas cidades: onde o Nordeste se reinventa” com a proposta de estimular a produção de reportagens que valorizem o trabalho coletivo, a inteligência local, soluções criativas e a transformação social.

Para a estudante Bárbara Jamile, o resultado é motivo de orgulho, além de ser um estímulo para seguir produzindo dentro da universidade. “A gente vê que o que estamos produzindo aqui está dando frutos, então sinto que é uma vitória coletiva”, afirma. Seu trabalho “Traduzindo o invisível: a comunicação transformando a pesquisa científica em conhecimento acessível" é fruto da disciplina de Comunicação, Ciência e Tecnologia. Ela ressalta que através do jornalismo científico viu a oportunidade de discutir e democratizar conhecimentos produzidos nos centros de ensino.
As pautas dos estudantes da UFRB se destacam pela diversidade de temas e pela conexão com o território. A estudante Isabella Venâncio, por exemplo, transformou uma paixão de infância em proposta de jornalismo ao abordar o reggae como motor de inovação, identidade e resistência no Recôncavo Baiano. Em "Remanescentes do Paraguaçu: O Reggae que reinventa o Recôncavo Baiano", a estudante mostra como o gênero musical é dispositivo de reinvenção urbana, cultural e social.
Já a proposta de Artur Gomes é voltada para a preservação de memória, cultura e religiosidade. Em sua pauta, “Ilha de Caboclo”, o jornalista em formação tem como objetivo relacionar a importância das comunidades indígenas nas batalhas pela independência de Itaparica e o culto aos Caboclos nos Terreiros de Candomblé do território.
Confira a relação de aprovados e seus respectivos trabalhos:
Próximas fases
O 2º Edital da Academia LED | Jornalismo Globo na Universidade seguirá para mais três etapas. Os dez vencedores serão anunciados em 15 de dezembro e receberão R$10.000,00 para produzirem suas matérias e participarão de uma imersão de uma semana na redação da Globo e mais três dias em uma afiliada local. Os conteúdos desenvolvidos serão publicados em plataformas do canal de comunicação.
A divulgação de todas as fases da Academia LED ― Jornalismo Globo na Universidade será feita no site movimentoled.com.br.