Fechar
Página inicial Notícias Livro organizado por professor da UFRB discute desenvolvimento de competências digitais na educação
Publicação

Livro organizado por professor da UFRB discute desenvolvimento de competências digitais na educação

24/11/25 16:59 , 24/11/25 17:04 | 533

Já está disponível o livro “Competências digitais de professores e estudantes: contribuições para a formação emancipatória”, organizado pelo professor Eniel do Espírito Santo, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A obra, publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), reúne pesquisas luso-brasileiras que discutem o desenvolvimento de competências digitais na educação, oferecendo um panorama crítico e atualizado sobre o tema.

“A maior parte dos professores na ativa não vivenciaram em seu processo formativo a intensidade de uso das tecnologias digitais, razão pela qual necessitam de formação continuada em serviço para o uso crítico e reflexivo das tecnologias em sua práxis educativa, desenvolvendo competências digitais emancipatórias, muito além da mera fetichização da técnica observada em formações meramente instrumentais”, afirma o professor Eniel.

O livro propõe esse olhar atento e crítico sobre os desafios da educação na era digital. Em vez de restringir-se ao uso instrumental da tecnologia, incentiva a formação de sujeitos capazes de atuar de modo reflexivo, ético e criativo, considerando as dimensões sociais, políticas e econômicas da cultura digital.

Organizado em quatro partes, o livro abre espaço para debates sobre Inteligência Artificial (IA), inclusão digital, formação docente e currículos contemporâneos. As duas primeiras seções exploram competências digitais dos professores na educação básica e na educação superior, a terceira parte aborda as competências digitais dos estudantes e a quarta e úlima parte reúne discussões emergentes.

Os conteúdos das seções podem ser lidos de forma não linear, conforme os interesses do leitor. Contribuem com a obra pesquisadores brasileiros e portugueses cujo objeto de estudo nos últimos anos tem sido o diagnóstico das competências digitais de professores e estudantes. As reflexões e resultados apresentados ampliam as perspectivas sobre o tema e fortalecem a rede de pesquisas na área.

Dirigido a pesquisadores, educadores e gestores, o livro articula fundamentos teóricos e experiências práticas  que contribuem para uma formação digital significativa, centrada nas pessoas, no diálogo e no compromisso com a justiça social. Sua abordagem reforça a importância das competências digitais emancipatórias para os desafios contemporâneos da educação.

Sobre o organizador

Eniel do Espírito Santo é professor permanente da UFRB e coordenador do grupo de pesquisa “Competências digitais dos professores: da autoavaliação à formação docente no Recôncavo da Bahia”. Possui doutorado em Educação pela Universidade de La Empresa (Uruguai) e mestrado em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A versão digital do livro pode ser acessada pelo Repositório Institucional da UFBA.

Na dúvida, fale conosco!