Já está disponível o livro “Competências digitais de professores e estudantes: contribuições para a formação emancipatória”, organizado pelo professor Eniel do Espírito Santo, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
A obra, publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), reúne pesquisas luso-brasileiras que discutem o desenvolvimento de competências digitais na educação, oferecendo um panorama crítico e atualizado sobre o tema.
“A maior parte dos professores na ativa não vivenciaram em seu processo formativo a intensidade de uso das tecnologias digitais, razão pela qual necessitam de formação continuada em serviço para o uso crítico e reflexivo das tecnologias em sua práxis educativa, desenvolvendo competências digitais emancipatórias, muito além da mera fetichização da técnica observada em formações meramente instrumentais”, afirma o professor Eniel.
O livro propõe esse olhar atento e crítico sobre os desafios da educação na era digital. Em vez de restringir-se ao uso instrumental da tecnologia, incentiva a formação de sujeitos capazes de atuar de modo reflexivo, ético e criativo, considerando as dimensões sociais, políticas e econômicas da cultura digital.
Organizado em quatro partes, o livro abre espaço para debates sobre Inteligência Artificial (IA), inclusão digital, formação docente e currículos contemporâneos. As duas primeiras seções exploram competências digitais dos professores na educação básica e na educação superior, a terceira parte aborda as competências digitais dos estudantes e a quarta e úlima parte reúne discussões emergentes.
Os conteúdos das seções podem ser lidos de forma não linear, conforme os interesses do leitor. Contribuem com a obra pesquisadores brasileiros e portugueses cujo objeto de estudo nos últimos anos tem sido o diagnóstico das competências digitais de professores e estudantes. As reflexões e resultados apresentados ampliam as perspectivas sobre o tema e fortalecem a rede de pesquisas na área.
Dirigido a pesquisadores, educadores e gestores, o livro articula fundamentos teóricos e experiências práticas que contribuem para uma formação digital significativa, centrada nas pessoas, no diálogo e no compromisso com a justiça social. Sua abordagem reforça a importância das competências digitais emancipatórias para os desafios contemporâneos da educação.
Sobre o organizador
Eniel do Espírito Santo é professor permanente da UFRB e coordenador do grupo de pesquisa “Competências digitais dos professores: da autoavaliação à formação docente no Recôncavo da Bahia”. Possui doutorado em Educação pela Universidade de La Empresa (Uruguai) e mestrado em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
A versão digital do livro pode ser acessada pelo Repositório Institucional da UFBA.