A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Observatório Diversifica: Inclusão e Diversidade na Educação e da Fundação Escola Politécnica da Bahia (FEP), em parceria com a Diretoria de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SENAPIR) do Ministério da Igualdade Racial (MIR), anuncia a seleção pública de bolsistas para atuarem como Agentes Territoriais de Promoção da Igualdade Racial no contexto do Programa Nacional de Agentes Territoriais de Promoção da Igualdade Racial.
Nesta etapa de implementação do Programa, são oferecidas 80 vagas distribuídas nas 27 Unidades da Federação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, por meio de formulário eletrônico, no período de 19 de novembro de 2025 até as 23h59 do dia 20 de dezembro de 2025.
Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos, residir há pelo menos três anos no município ou região administrativa onde pretende atuar, possuir experiência como liderança comunitária com atuação junto a movimentos negros, demonstrar capacidade de mobilização social e articulação com atores locais, além de apresentar conhecimento sobre o território e sensibilidade às suas dimensões sociais, raciais, políticas, culturais e econômicas. Exige-se também letramento racial e conhecimento básico das políticas públicas de ações afirmativas, especialmente aquelas voltadas para a promoção da igualdade racial.
Cada candidato(a) poderá concorrer a apenas uma vaga. O processo seletivo será composto pelas etapas de inscrição, homologação das inscrições, análise documental e entrevista, com divulgação do resultado final prevista para 6 de março de 2026. Os(as) selecionados(as) receberão bolsa mensal no valor de R$ 2.500,00, durante 12 meses, com dedicação de 30 horas semanais às atividades do Programa.
Os(as) Agentes Territoriais de Promoção da Igualdade Racial exercerão funções de mediação e articulação no enfrentamento ao racismo e na promoção de práticas antirracistas em seus territórios de atuação, mobilizando atores locais e disseminando experiências, saberes, memórias, identidades e patrimônios das populações negras, em consonância com o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). A iniciativa busca fortalecer políticas de igualdade racial em todo o país, valorizando lideranças territoriais e suas contribuições para a melhoria das condições de vida das populações negras.
Confira o edital.
Acompanhe as etapas da seleção na página do Diversifica.