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Reconhecimento

Trabalhos desenvolvidos na UFRB são reconhecidos com menção honrosa em eventos nacionais

07/11/25 14:03 , 07/11/25 15:28 | 652

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) segue se destacando no cenário acadêmico brasileiro pela sua produção científica e pelos projetos realizados por seus estudantes e professores. Dois trabalhos desenvolvidos na instituição foram reconhecidos com menção honrosa em eventos nacionais, reafirmando a qualidade do ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

O trabalho “Equações Diferenciais Parciais clássicas e Problemas de Valor de Contorno: um resumo sobre soluções e alternativas”, de autoria de Elquis Vitor Machado Freitas, estudante do 7º semestre de Engenharia de Produção, e orientação do professor Rodrigo Silva dos Santos, ambos do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus de Feira de Santana, foi reconhecido entre os dez melhores de sua área no VI Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (VI COBICET), recebendo menção honrosa.

Outro destaque da UFRB foi o projeto “Pesquisa em Música nas Escolas (Cinema para os Ouvidos)”, do Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA), vinculado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), campus de Santo Amaro. A iniciativa recebeu menção honrosa no Prêmio Alda Oliveira 2025: Práticas de Ensino de Música nas Escolas Brasileiras de Educação Básica, na categoria Ensino Médio, promovido pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e pela Revista Música na Educação Básica.

Soluções e alternativas em EDPs

O trabalho desenvolvido por Elquis Vitor Freitas é fruto de um projeto de Iniciação Científica (PIBIC 2024-2025) na área de Matemática Aplicada à Engenharia e apresenta uma síntese dos principais métodos de resolução de Equações Diferenciais Parciais (EDPs), ferramentas fundamentais para a modelagem de fenômenos naturais em diferentes campos das ciências exatas. De acordo com os autores, apesar de serem apresentadas nos cursos de nível superior, não é comum que haja um aprofundamento nesse tema.

“Existem muitos trabalhos sobre EDPs e suas aplicações, mas não muitos sobre como resolvê-las. Para isso é necessário recorrer a livros matemáticos clássicos. Nesse âmbito, o meu trabalho focou em apresentar métodos para resolver uma EDP: separação de variáveis, transformada de Laplace, transformada de Fourier e métodos numéricos. Tentei fazer isso de modo sucinto, direto, claro e simples”, relata o estudante.

Segundo Elquis Freitas, o trabalho envolveu o estudo de tópicos relevantes sobre EDPs, com o objetivo de reconhecer os conhecimentos preliminares exigidos e apresentar métodos clássicos de resolução, como separação de variáveis, transformadas integrais e métodos numéricos. A pesquisa resultou em uma análise qualitativa e bibliográfica de métodos de resolução de EDPs e equações clássicas, incluindo as equações do calor, da onda e de Laplace.

“Fiquei muito feliz com o reconhecimento, principalmente porque não esperava que um trabalho de matemática, que acaba sendo tão específico e, inevitavelmente, técnico, despertasse interesse. Foram semanas intensas de escrita e revisão, conciliando a pesquisa com as disciplinas do curso. Essa experiência contribuiu muito para o meu raciocínio lógico e minha formação acadêmica”, destaca o estudante, que contou com a  orientação do professor Rodrigo dos Santos.

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Pesquisa em Música nas Escolas

Desenvolvido durante o componente curricular Etnografia das Práticas Musicais da Licenciatura em Música Popular Brasileira, o projeto Pesquisa em Música nas Escolas (Cinema para os Ouvidos) é uma iniciativa do LEAA que envolve ensino, pesquisa e extensão. A ação foi implementada Centro Educacional de Tempo Integral Teodoro Sampaio, escola pública estadual também localizada na cidade de Santo Amaro, durante o semestre 2025.1.

O projeto promove o diálogo entre licenciandos(as) em Música Popular Brasileira, professores da educação básica e docentes do ensino superior, incentivando práticas educativas inovadoras e interdisciplinares. Durante o semestre, os estudantes pesquisaram a obra de Caetano Veloso, mapeando a musicalidade do Recôncavo baiano presente em sua trajetória artística. O resultado foi a criação de uma trilha sonora e de experiências imersivas de “Cinema para os Ouvidos”, aplicadas com as turmas do Ensino Médio.

“Desenvolver o pensamento e as ações coletivas é essencial nos tempos em que vivemos. Esse projeto é fruto de um trabalho colaborativo que une pesquisa, arte e educação”, destaca a professora Francisca Helena Marques, coordenadora do LEAA e idealizadora do projeto, que vem sendo aprimorado desde sua primeira versão, em 2014.

Sobre o reconhecimento pelo Prêmio Alda Oliveira, a professora destaca: “Esse é o prêmio mais importante de Educação Musical no Brasil. Ele reconhece e dá visibilidade a projetos voltados à Educação Musical em todo o país. Estamos felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho e agradecemos às professoras Rita Dias e Viviane Freitas, educadoras e diretoras do CECULT, pelo apoio e entusiasmo com o trabalho desenvolvido pelo LEAA”.

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Música, escuta e aprendizado

Além da professora Francisca Marques, integram a equipe do projeto os(as) discentes de Licenciatura em Música Popular Brasileira: Caroline Melo da Mota, Charlaine de Souza Nascimento, Damares dos Santos Passos, Felipe Strobel Ferreira, Franciberg de Castro Ferreira, Jurandir Dias Ferreira, Maiana Coelho Cardoso, Nicole da Rosa Figueiredo da Rocha, Pedro Passadore Pozzobon, Samir Dayube Santos, Tamiris de Jesus Miranda, Thiago Brandão dos Santos e Vinicius Damaceno Estevam.

A experiência proporcionou aos(às) estudantes o desenvolvimento de habilidades de pesquisa etnográfica, análise sonora e didática musical, além de vivências práticas em ambiente escolar. “Foi a primeira vez que eu tive contato com alunos em ambiente escolar. Foi muito interessante e enriquecedor, porque trouxe outras percepções de possíveis abordagens em sala de aula. Como licencianda em Música, foi muito bom ter essa experiência, ela agrega muito à nossa formação”, relata Tamiris Miranda, integrante da equipe.

“Espero que como futuro educador eu possa levar essas experiências comigo e desenvolver trabalhos tão incríveis como esse e poder fazer diferença na vida das outras pessoas, assim como a professora Francisca impactou a nossa. Participar desse projeto foi transformador. Hoje vejo a música de Caetano Veloso de uma forma completamente diferente”, complementa  Vinícius Estevam, também estudante de Música.

O projeto revisitou uma metodologia já sistematizada pela professora Francisca no livro Being Young Digital Creators: A Practical Booklet for Educators, premiado e publicado pela UNESCO em 2008, que circulou em mais de 75 países. Atualmente, a metodologia vem sendo implementada em escolas de período integral na Bahia, Goiás e São Paulo.

Os resultados alcançados em Santo Amaro foram bem avaliados pelos estudantes do Colégio Teodoro Sampaio. “Esse projeto é muito importante, pois ensina a escutar de forma mais consciente. Ele mostra que o som não serve apenas para acompanhar uma imagem, mas que ele mesmo pode criar emoções e despertar imaginações”, comenta Guilherme Pires, aluno do 3º ano.

“O projeto ajuda a perceber detalhes que muitas vezes passam despercebidos, como as emoções que o som transmite, o silêncio, o ritmo e até o ambiente sonoro. É muito interessante e inspirador, faz pensar sobre a música de um jeito diferente”, acrescenta Letícia Lima, também do 3º ano. “Poderia ter mais vezes com outros artistas. É um projeto que desperta curiosidade e ajuda na exploração de trabalhos de artistas populares”, completa Sophia Bispo, aluna do mesmo ano.

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