Fechar
Página inicial Notícias Estudantes de Publicidade e Propaganda da UFRB conquistam mais um prêmio nacional
Premiação

Estudantes de Publicidade e Propaganda da UFRB conquistam mais um prêmio nacional

06/11/25 15:23 , 06/11/25 15:28 | 381
imagem sem descrição.

Na noite da última quinta-feira, 30 de outubro, estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram premiados na categoria “Publicidade em Áudio”, na 38º edição do Prêmio SET da Indústria Criativa. Realizado pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos (PUCRS), o evento promove discussões sobre tendências e práticas de mercado, apresenta novos talentos e dá visibilidade a trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação.

A equipe formada por Lucas Mota, Lavínia Santos, Laura Vitor e Verônica Grise conquistou o reconhecimento com o anúncio radiofônico “Verdade ou consequência – Se beber não dirija”. O spot aborda de maneira dramática os efeitos danosos da pressão social relacionada ao consumo de bebida alcoólica, especialmente em situações em que há responsabilidade de dirigir. E usa uma analogia com o jogo popular “verdade ou consequência”, finalizando com a sentença de impacto “Quando você não aceita a verdade, a consequência pode ser fatal. Se beber, não dirija.”

A peça foi desenvolvida no componente curricular Oficina de Produção Audiovisual I, ministrado pela professora Ana Luísa Coimbra. Segundo ela, o trabalho é fruto de um compromisso ético e social assumido com os estudantes desde o início do semestre. “Nos componentes curriculares práticos que ministro, sempre trabalho temas que reverberem e contribuam, de algum modo, para a sociedade. Reforço com os discentes o compromisso que devemos ter enquanto universidade pública”, explica a professora.

Ela conta que propôs temas variados às equipes, como o combate ao racismo, a violência contra a mulher, o incentivo à leitura e a conscientização sobre bebida e trânsito, e que o grupo escolheu este último para desenvolver o projeto. “A premissa criativa da equipe fez com que o produto tivesse um diferencial ao recorrerem à brincadeira amplamente conhecida, sobretudo entre os jovens, chamada ‘verdade ou consequência’. Com isso, conseguiram transmitir a mensagem com certa leveza, mas sem perder a seriedade do tema”, destaca.

Durante o processo, os estudantes vivenciaram todas as etapas de criação e produção de uma peça sonora: elaboração de briefing e roteiro, gravação, edição e finalização no estúdio, com o apoio técnico do diretor de som Saulo Leal. “Ter essa vivência no estúdio é essencial. É quando os discentes colocam em prática o que foi discutido nas aulas expositivas e têm contato com os diferentes microfones, modos de captação, escolhas de efeitos sonoros e trilhas. Essa materialização do roteiro é fundamental para o aprendizado”, complementa a professora Ana Luísa.

Marco na formação acadêmica

Para Lucas Mota, um dos integrantes da equipe premiada, a experiência foi um marco na formação acadêmica do grupo. “Foi a primeira vez que trabalhamos com publicidade em áudio, o que trouxe um desafio especial. Precisamos aprender desde a construção do roteiro até a manipulação dos efeitos sonoros. Esse processo nos tirou da zona de conforto e reforçou o poder do áudio como ferramenta de comunicação e impacto social”, relata.

Ele explica que a ideia surgiu da observação de comportamentos comuns em encontros sociais e do desejo de criar uma mensagem com potencial educativo. “Queríamos algo verdadeiro, direto e que chamasse atenção para o risco da combinação entre álcool e direção. Receber o prêmio foi motivo de grande alegria e orgulho. Esse reconhecimento nacional nos motiva a continuar explorando o campo audiovisual”, afirma o estudante.

O coordenador do curso, professor André Bomfim, celebrou mais essa conquista e ressaltou o compromisso da formação oferecida pela UFRB. “Esta nova premiação nacional se soma a outras conquistadas por nossos estudantes e é um atestado da qualidade de ensino do curso. Demonstra o nosso empenho em oferecer uma formação que habilite o estudante a atuar no mercado publicitário em todo o país”, destacou.

Também para a professora Ana Luísa Coimbra, o reconhecimento recebido no Prêmio SET reforça a relevância do trabalho realizado no curso de Publicidade e Propaganda da UFRB. “Acredito que essa premiação é o reconhecimento da dedicação e competência dos nossos alunos. Como docente, fico feliz em ver que este e outros prêmios importantes conquistados nos últimos anos atestam a qualidade do que nossos estudantes são capazes de realizar e projetam a UFRB no cenário nacional”, conclui.

Saiba mais sobre a premiação no site do evento.

Spot premiado:

Vídeo da premiação:

Na dúvida, fale conosco!