Fechar
Página inicial Notícias Consulta Pública para o Plano de Dados Abertos 2026-2027 da UFRB está aberta para participação
Consulta Pública

Consulta Pública para o Plano de Dados Abertos 2026-2027 da UFRB está aberta para participação

28/10/25 08:50 , 28/10/25 08:54 | 173
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lança a consulta pública para o Plano de Dados Abertos (PDA) 2026-2027. O objetivo é coletar opiniões sobre a relevância social das bases de dados que a universidade pretende abrir.

O questionário apresenta sugestões de bases de dados e para cada uma delas o(a) participante pode escolher entre três opções: pouca relevância, muita relevância, ou não sei opinar. Ao final, há espaço para adicionar outras sugestões de bases a serem abertas ou fazer comentários gerais.

A participação é importante para que a UFRB priorize a abertura de dados que sejam relevantes para a comunidade acadêmica e a sociedade. O Plano de Dados Abertos organiza a divulgação de informações públicas produzidas pela universidade em formato aberto, acessível para uso, reutilização e compartilhamento.

O formulário está disponível até o dia 16 de novembro no endereço https://forms.gle/6v4DakADUcstiGg9A para que servidores(as), estudantes, terceirizados(as) e a sociedade possam contribuir indicando as prioridades para disponibilização dos dados.

Com essa consulta pública, a UFRB busca garantir que as informações abertas atendam às necessidades da sociedade, fortalecendo a transparência e o controle social.

O que são dados abertos?

Dados abertos são informações públicas disponibilizadas de forma gratuita, acessível e em formato que permite seu uso e reutilização por qualquer pessoa, sem restrições de direitos autorais, patentes ou outros mecanismos de controle. Essas informações devem ser publicadas em formatos abertos e legíveis por máquina, facilitando seu acesso e processamento.

No Brasil, todos os órgãos e entidades da administração pública federal devem elaborar seu Plano de Dados Abertos (PDA) a cada dois anos, conforme determina o Decreto nº 8.777/2016 e a Resolução nº 3/2017 do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), vinculada à Controladoria-Geral da União (CGU). O PDA orienta a organização, o planejamento e a disponibilização de dados abertos públicos, promovendo transparência e acesso à informação.

Na dúvida, fale conosco!