Fechar
Página inicial Notícias Oito novos títulos da Editora da UFRB são lançados durante a Reconcitec 2025
Lançamentos

Oito novos títulos da Editora da UFRB são lançados durante a Reconcitec 2025

Evento celebrou os 15 anos da EDUFRB e os 20 anos da Universidade com lançamentos de obras que refletem a diversidade e o compromisso social da instituição
23/10/25 08:42 , 23/10/25 10:31 | 746
imagem sem descrição.

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) apresentou seus novos títulos em um lançamento especial realizado durante a edição 2025 da Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (Reconcitec). O momento foi também uma celebração dos 15 anos da EDUFRB e dos 20 anos da Universidade, reunindo autores(as), professores(as) e gestores(as) da instituição e de universidades parceiras como UFBA, UFS e UFPB.

São oito novas obras, sendo sete e-books e um livro impresso, resultado do edital de fluxo contínuo da Editora. As novas publicações abordam temas diversos que vão da saúde da população negra e indígena ao saneamento básico no Brasil e na Bahia, passando pela formação de professores, tecnologias sociais, marcas e identidade visual, experiências na pandemia, reconhecimento de lideranças quilombolas e questões relacionadas ao adoecimento crônico na infância e adolescência. 

A superintendente da EDUFRB, professora Rosineide Mubarack, destacou a importância simbólica e prática do lançamento, que consolida a missão da Editora de socializar o conhecimento produzido na universidade. “O colorido quem dá à editora são vocês, os autores e autoras, leitores e leitoras, que fazem com que a editora se fortaleça e se consolide como uma editora universitária pública, gratuita e de qualidade”, afirmou.

Ela também celebrou os números alcançados: “Já são quase 1,4 milhão de downloads gratuitos dos nossos livros. Isso mostra o alcance do que produzimos. É um exemplo concreto de como cumprimos nossa missão com os territórios de identidade, com o povo do nosso lugar, com a Bahia e com o mundo”.

A EDUFRB também está investindo em parcerias institucionais, como a recém-inaugurada coedição com a EDUFBA e acordos com a Fundação Pedro Calmon, a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação da Bahia, que permitirão a distribuição dos livros da Editora em escolas e bibliotecas de todo o estado.

Presente no evento de lançamento, o vice-reitor da UFRB, professor Fábio Josué, ressaltou o papel estratégico da Editora: “A EDUFRB tem dado uma contribuição fundamental para consolidar a UFRB como uma universidade que produz e compartilha saberes. A opção pelos e-books foi uma resposta estratégica e muito acertada diante dos desafios orçamentários que enfrentamos, porque hoje qualquer livro publicado pela UFRB tem acesso livre e gratuito”.

Sobre os novos títulos

Teorias e práticas educativas interdisciplinares nas vozes de docentes

Organizado pelas professoras Luiza Olivia Lacerda Ramos, Rosilda Arruda Ferreira e Simone de Jesus Santos, o livro impresso é resultado de um projeto colaborativo envolvendo 16 autores e autoras de universidades e escolas da Bahia. A obra propõe debates teóricos e sequências didáticas a partir de uma abordagem interdisciplinar, unindo teoria e prática em contextos reais de ensino. O livro marca a primeira coedição da EDUFRB com a EDUFBA.

Tecnologias sociais em saúde da população negra e indígena

Organizado por Maria da Conceição Costa Rivemales, Denize de Almeida Ribeiro e Rosa Cândida Cordeiro, o livro destaca saberes tradicionais e comunitários como formas de tecnologias sociais. Denize Ribeiro, professora da UFRB e pró-reitora da PROPAAE, ressalta: “É uma provocação para refletirmos a partir da margem, das vivências e saberes de comunidades quilombolas, indígenas e de terreiro”.

Famílias de crianças e adolescentes com adoecimento crônico

Organizado por Paulo Roberto Lima Falcão do Vale e Aisiane Cedraz Morais, a obra traz um olhar sensível e científico sobre os impactos do adoecimento crônico para as famílias, com foco especial nas mães. “Queremos sensibilizar a sociedade sobre o sofrimento dessas mulheres e sobre a falta de políticas públicas que as acolham”, afirma Paulo Roberto, professor do Centro de Ciências da Saúde da UFRB.

Malunguinho: as políticas de reconhecimento e as mídias digitais no Brasil

Resultado da tese de doutorado de Marcus Vinícius Barreto, professor da UFBA, o livro explora a figura de Malunguinho, divindade da Jurema Sagrada e líder quilombola, e sua ressignificação nas mídias digitais. A publicação articula antropologia, história e cultura afroindígena.

Rumo à proteção: os caminhos desde a concepção até a salvaguarda das marcas

Voltado para empreendedores e estudantes de Comunicação, o livro de Fernando Antonio Nogueira de Jesus, chefe do setor de Criatividade da Ascom/UFRB, é um guia prático sobre identidade visual e registro de marcas. “O livro surgiu de uma lacuna percebida no mercado e nas formações em publicidade”, explica.

Residência pedagógica na UFRB: relatos pandêmicos

Organizado por Adriana Dalla Vecchia e Jaqueline Barreto Lé, o livro traz experiências vividas por residentes, preceptores e professores durante o período pandêmico no subprojeto de Língua Portuguesa da Residência Pedagógica no Centro de Formação de Professores da UFRB. “É um retrato das adaptações e resistências no contexto da formação docente em tempos de COVID-19”, diz Jaqueline.

Serviços públicos de água e esgoto no Brasil e Saneamento básico no estado da Bahia: microrregionalização e investimentos

Os professores Selma Cristina da Silva e Luiz Roberto Santos analisam os marcos legais e os desafios da política de saneamento no país e na Bahia, em especial após a Lei 14.026/2020. A dupla destaca que as obras foram pensadas para estudantes e gestores públicos que precisam compreender o cenário político-institucional do setor.

Os e-books lançados já estão disponíveis gratuitamente para download no site da EDUFRB.

Na dúvida, fale conosco!