Fechar
Página inicial Notícias UFRB retorna ao Univerciência com reportagem sobre novas espécies na Mata de Cazuzinha
Univerciência

UFRB retorna ao Univerciência com reportagem sobre novas espécies na Mata de Cazuzinha

02/10/25 10:13 , 02/10/25 10:16 | 361
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está de volta ao Univerciência, primeiro programa brasileiro de TV aberta e Internet produzido em parceria entre universidades públicas e TVs públicas nordestinas, com foco na promoção, na popularização e na difusão da ciência. Neste sábado (04), às 13h30, você vai poder conferir uma reportagem sobre novas espécies de plantas descobertas por pesquisadores da UFRB no Parque Florestal Mata de Cazuzinha.

Nesse pedaço preservado de Mata Atlântica no centro da cidade de Cruz das Almas, foram descobertas novas espécies vegetais, dentre elas, algumas que só existem na região. A pesquisa, desenvolvida pela UFRB em parceria com outras universidades brasileiras, reforça a importância da conservação ambiental e a força da região no mapa da biodiversidade global. A reportagem irá ao ar no 13º episódio da 7ª temporada do Univerciência.

O conteúdo pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 27 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente na Internet por cada TV e universidades participantes, e a partir da nova parceria com a TV Brasil, o potencial de alcance chega a 180 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, as instituições que produzem o Univerciência contam com mais de 800 mil pessoas, além de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

O Univerciência pode ser visto, em sinal aberto: na Bahia, pela TV UESB, TVE e TV ALBA; no Ceará, pela TVC; no Espírito Santo, pela TVE ES; em Goiás, pela TV UFG, no Maranhão, pela TV UFMA e TV IFMA; em Minas Gerais, através da Rede Minas; em Pernambuco, através da TVU Recife e da TVPE; no Piauí, pela TV Antares e TV Assembleia; no Rio Grande do Norte, pela TVU RN; em Santa Catarina, através da TV UFSC; em São Paulo pela TVT; em Sergipe, na TV Aperipê; no Canal Educação da TV Brasil; e ainda pela TV Brasil, Canal Saúde, para a Região Metropolitana de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; e no Canal Futura. Esses três últimos canais também estão disponíveis através de operadoras de TV por assinatura e por parabólica para todo o Brasil.

Acompanhe também a exibição da nossa reportagem na TV UFRB.

Na dúvida, fale conosco!