A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI), vem ampliando as ações de internacionalização com programas de mobilidade acadêmica, parcerias institucionais e projetos que unem ensino, pesquisa, extensão e diversidade cultural. Por meio dessas iniciativas, a instituição tem promovido oportunidades para que estudantes e pesquisadores vivenciem experiências acadêmicas e culturais em outros países.
“Compreendemos que a internacionalização é também uma forma de ampliar horizontes para a comunidade acadêmica, favorecendo o intercâmbio de ideias, práticas e culturas. Isso contribui para uma produção científica de qualidade, para inovações sociais e tecnológicas e fortalece o papel da UFRB como uma instituição comprometida com a diversidade, a inclusão e o diálogo global”, destaca Renata Conceição, chefe do Núcleo de Mobilidade Internacional da SUPAI.
BRAFAGRI: Cooperação Acadêmica Brasil–França
Dentre as principais iniciativas em curso, a UFRB iniciou o processo de renovação dos Programas CAPES/BRAFAGRI, uma iniciativa estratégica que fortalece a cooperação acadêmica entre o Brasil e a França, com foco nas Ciências Agrárias.
“O BRAFAGRI tem desempenhado um papel fundamental na formação de estudantes e professores/pesquisadores por meio de intercâmbios internacionais, contribuindo para a qualificação acadêmica, técnica e intercultural de futuros profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável do campo”, afirma Roberta Bruschi, chefe do Núcleo de Cooperação Internacional da SUPAI.
Atualmente, a UFRB já integra dois programas BRAFAGRI com os cursos de Agronomia e Engenharia Sanitária e Ambiental. Nesta nova etapa, mais quatro cursos da UFRB passam a compor o programa: Zootecnia, Agroecologia, Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências Agrárias e Tecnólogo em Alimentos com ênfase em Educação do Campo.
“A inclusão desses cursos amplia o alcance da internacionalização na UFRB, valorizando os saberes do campo, a interdisciplinaridade e a troca de experiências", complementa a professora Roberta.
Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul
Quatro estudantes da UFRB foram aprovados no edital nº 04/2024 do programa Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul – Edições Peru, Angola e República Dominicana. A iniciativa busca fortalecer o diálogo entre países do Sul Global por meio da troca de saberes, experiências acadêmicas e culturais.
Entre os selecionados estão Gilmar do Nascimento Junior, discente do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), e Gelzania Silva de Santana, estudante da Licenciatura em Filosofia do Centro de Formação de Professores (CFP), aprovados para participar da edição em Angola.
Já as estudantes Jamile Santana Fernandes, da Licenciatura em História (CAHL), e Bruna Machado dos Santos, do curso de Pedagogia (CFP), foram aprovadas para a edição realizada na República Dominicana.
O programa promove experiências formativas que visam ao fortalecimento das identidades culturais afro-diaspóricas, ao reconhecimento das ancestralidades e à construção de práticas de internacionalização voltadas para a decolonialidade. Para a UFRB, a aprovação dos estudantes reforça o compromisso institucional com a valorização das trocas culturais e acadêmicas entre América Latina, Caribe e África.
“A participação dos discentes representa não apenas um avanço em suas trajetórias acadêmicas, mas também um marco para a internacionalização da universidade e o fortalecimento das relações entre o Recôncavo baiano e outras regiões do Sul Global”, avalia Gilmar Nascimento. Seu projeto nasceu na disciplina de História da Arte Moderna e resultará em uma exposição fotográfica sobre costumes locais.
Programa Abdias Nascimento
A estudante do mestrado em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UFRB, Camila Sena da Luz, foi aprovada na edição mais recente do Programa Abdias Nascimento, que apoia a mobilidade internacional de estudantes negros(as) em cursos de pós-graduação stricto sensu na modalidade sanduíche. Camila realiza seu intercâmbio na University of Pennsylvania, nos Estados Unidos.
Orientada pela professora doutora Luciana Brito, Camila desenvolve a pesquisa “O Crime da Vida e o Cotidiano da Morte: Mulheres Negras em Ruas Insurgentes”, que analisa conflitos intrarraciais envolvendo mulheres negras na primeira metade do século XX, com foco nas cidades de Salvador e na região do Recôncavo da Bahia.
“Esse edital é fundamental para a implementação de políticas públicas e abre caminhos para que jovens pesquisadores negros/as, como eu, possam realizar intercâmbios internacionais. Antes das cotas, esse tipo de experiência era praticamente inacessível para estudantes negros. Hoje, é possível, além de ser um investimento na ciência e na educação do Brasil”, ressalta Camila.
Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior
A UFRB também foi contemplada com bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), que oferece a estudantes de doutorado a oportunidade de cursar parte da formação em instituições internacionais.
O doutorando Marcelo Martins, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), foi aprovado para desenvolver parte de sua pesquisa na Universidade de Cartagena, na Espanha. Sob orientação do professor doutor Eugênio Coelho, ele estuda estratégias de irrigação e aplicação de bioestimulantes voltadas à agricultura sustentável em condições de déficit hídrico, com foco em frutíferas tropicais.
Outro destaque é o discente Jefferson Alves dos Santos, mestre e agora doutorando em Ciências Agrárias pela UFRB (PPGCAG), orientado pelo professor doutor Carlos Alfredo Lopes. Seu intercâmbio ocorre no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), da Universidade do Porto, em Portugal.
Sua pesquisa, iniciada no Brasil junto ao Grupo de Pesquisa Insecta (CCAAB/UFRB), visa avaliar os efeitos da exposição das abelhas Melipona quadrifasciata anthidioides a concentrações subletais de agrotóxicos. No CIIMAR, Jefferson realiza análises bioinformáticas, comportamentais e bioquímicas para compreender a toxicodinâmica dos agrotóxicos no organismo das abelhas.
Acompanhe as ações de internacionalização da UFRB na página da SUPAI.